top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Uma noiva de Cristo em seu aniversário de 29 anos

Ela estava ali, estendida, os lábios colados no chão frio e duro da igreja de Nossa Senhora do Rosário. O padre entoou orações solenes enquanto ela permanecia silenciosa em posição cruciforme. Eu só conseguia ver as solas dos pés e os braços de cada lado do corpo. Imaginei o que se passava em sua cabeça enquanto as belas vozes das freiras flutuavam no claustro que se abria do outro lado do altar. Havia tanta paz no silêncio que me perguntei por que tantas pessoas acham a vocação para a vida consagrada estranha e pouco convidativa. A aura de mistério do outro lado do claustro intrigou a todos nós, como aconteceu com Verônica alguns anos antes.


Enquanto meus filhos me empurravam, eu me vi ansiando por aquela tranquilidade. Lembrei-me do que havia acontecido tantos anos atrás, quando conheci Veronica, então uma estudante, na Associação de Estudantes Católicos da Universidade Americana . Eu estava no início de meu serviço. A Veronica foi uma das primeiras alunas que conheci, e ela era uma fortaleza, uma… Veronica! Simples na caridade e na fidelidade, como Verônica na tradição da Igreja, que ofereceu seu véu a Jesus para que enxugasse o rosto durante a Via Sacra.


Enquanto eu lutava para moldar a maneira que o Senhor havia exigido de mim, Veronica era toda humor e sagacidade. A princípio era ela quem aparecia em qualquer evento que eu planejasse, e depois, juntas, vimos o grupo crescer. Seu apoio encorajador é um dos aspectos mais memoráveis ​​do meu tempo no campus. E agora, não muitos anos depois, aqui estamos, eu uma mulher casada e mãe, ela uma freira.


Na sociedade de hoje, é difícil imaginar que uma mulher com a educação e as oportunidades que Veronica teve antes de entrar no mosteiro encontraria sua realização em um claustro, mas eu sabia que para ela essa parte de sua jornada pessoal não era um paliativo. Apesar de ter se formado em Ciências Políticas e Alemão e ter trabalhado no exterior, seu "plano A" sempre esteve voltado para esse preciso momento de mistério e promessa.


Sabendo disso, escutei a segunda leitura, tirada da Carta aos Filipenses (3, 1-14), enquanto parecia ouvir por trás dela a sua própria voz: "Agora me considero uma perda diante da sublimidade de conhecendo a Cristo Jesus, meu Senhor, por quem abandonei todas estas coisas e as considerei como lixo, a fim de ganhar a Cristo ”.


Após a leitura do Evangelho, a Irmã Verônica prostrou-se novamente, então a prioresa começou a interrogá-la sobre suas intenções de consagração.


Meus votos de casamento me vieram à mente e percebi que Veronica também iria se casar. Com efeito, a prioresa perguntou-lhe se desejava «engrandecer o povo de Deus com a sua fecundidade oculta». Uma palavra frequentemente usada para se referir à fecundidade pela fertilidade, flutuou entre os presentes, estendendo nossa compreensão da fecundidade ao chamado espiritual para a maternidade através da consagração religiosa.


O celebrante estendeu as mãos à jovem monja e proclamou um dos mais belos trechos da oração: "Guia a mente da tua serva com a tua celestial graça para que o fogo do Espírito Santo possa purificar o coração que vai ser consagrado de cada traço do pecado para você e acenda-o com amor ardente”. Meu coração inchou quando me juntei ao "Amém".


Irmã Veronica ajoelhou-se diante da prioresa, com o livro das constituições em ambas as mãos. Segundo uma antiga tradição, a Irmã Maria Veronica della Croce prometeu obediência a Deus, à Santíssima Virgem, ao Bem-aventurado Domingos, ao Mestre da Ordem dos Pregadores e à prioresa e seus sucessores, até sua morte. A prioresa acolheu Irmã Verônica no vínculo de obediência e comunhão com o beijo da paz.


Enquanto o celebrante proferiu palavras de bênção sobre o novo véu de Ir. Veronica, minha mente voltou mais uma vez para o meu casamento - para meu pai levantando meu véu e me apresentando ao meu marido no altar. Verônica sempre manterá este véu "de corpo e alma imaculados", até que finalmente possa merecer "entrar no casamento da felicidade perpétua". As palavras, o simbolismo e a antiga tradição da cerimônia foram entrelaçados como uma bela tapeçaria.


Por fim, o anel foi abençoado e entregue a ela, simbolizando seu selo de fé e perseverança de amor e fidelidade. Seu primeiro ato como consagrada a Cristo foi recebê-lo; corpo, sangue, alma e divindade na Santíssima Eucaristia. Não há selo maior. No dia do seu 29º aniversário, portanto, a Irmã Maria Verônica da Cruz proclamou a todos nós a sua solene profissão, e dirigiu o nosso olhar para Aquele que ela ama.


Em meio ao choro de meus filhos, eu sabia que era um chamado igualmente importante. A vida monástica é como qualquer vocação; pode parecer terrivelmente assustador quando obscurecido pelo mal-entendido e glorioso quando observado em sua serenidade. A verdade é que o véu bento e a aliança simbólica da cerimônia da profissão têm como objetivo nos levar a todos ao coração de Cristo, sempre nos indicando o caminho para o céu.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page