top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Um dia na vida...Carmelitas



A quietude monástica está quebrada

Não importa como alguém queira olhar para isso, cinco horas é realmente o início da manhã; e é nessa hora que o silêncio do mosteiro é abruptamente quebrado pelo alarme. No entanto, em todos os meus anos no Carmelo - e não são poucos! — as primeiras palavras ditas para todos ouvirem pela Irmã que desliga o despertador nunca perderam seu frescor: “Louvado seja Jesus Cristo e a Virgem Maria, sua Mãe. Vinde à oração, irmãs, vinde louvar ao Senhor!” Por mais simples que sejam, essas poucas palavras capturam a essência de toda a vida de um carmelita; ou seja, oração e louvor a Deus.

Levantando-me então, ofereço meu coração novamente a Jesus por meio de Maria enquanto me visto mais uma vez com seu santo hábito, tanto um privilégio quanto uma alegria de vestir, e começo a descer para o coro. No caminho, encontro uma das outras Irmãs indo para a lavanderia para começar a lavar. Normalmente quando nos encontramos no corredor ou onde quer que seja, a saudação “Louvado seja Jesus Cristo!” é dado por uma Irmã, a outra respondendo: “Agora e sempre!” No entanto, como ainda é o tempo do Grande Silêncio, nos cumprimentamos simplesmente com um sorriso e um aceno de cabeça. Ao passar pela cozinha e refeitório, as luzes que estão acesas me dizem que outra Irmã está fazendo os preparativos habituais para o café da manhã. Quase imediatamente percebo também que o zumbido familiar da batedeira de pão do altar está silencioso hoje, até que me lembro que é sábado e não há pão no altar neste dia. Chegando ao coro, vejo que a Irmã Sacristã acaba de colocar o pano de linho na janela da Comunhão da grade do nosso coro. Ela já preparou os presentes do ofertório que serão entregues ao nosso capelão nesta mesma janela durante a missa. Logo ela está acendendo as velas que são usadas em nossa celebração do Ofício Divino ao longo do dia.

Leva apenas um minuto para preparar meus livros; depois vou para a sala do capítulo ao lado, onde gradualmente todas as Irmãs estão se reunindo. Quando o relógio bate cinco e meia, o sino doméstico é tocado e é dado o sinal para a entoação do Salmo 51. Isso é recitado enquanto, em duplas, seguimos para o coro até que cada um esteja em seu lugar. Imediatamente após a recitação conjunta do Angelus, iniciamos aquela parte do Ofício Divino chamada Laudes ou Oração da Manhã, nosso louvor matinal a Deus.

E como é, Senhor, que me trouxeste aqui, concedeste-me a graça de estar no Carmelo? Como é incrível perceber que neste momento minha voz está unida não apenas com minhas irmãs aqui, mas com toda a Igreja em honrar, glorificar e agradecer a Ti, bem como interceder pelas necessidades de todos!



Permanecer com o Senhor no Amor Silencioso

Muito facilmente este tempo de oração litúrgica flui para a hora de oração mental. Depois de falar com o Senhor com minha mente, coração e lábios, agora permaneço com Ele em silêncio - um silêncio não vazio, mas cheio de Sua presença viva. Santa Teresa observou certa vez que “a oração não consiste em pensar muito, mas em amar muito”. Existem muitas maneiras pelas quais esse amor pode ser expresso; mas para mim basta simplesmente estar atento e permanecer em sua presença, ouvindo-o falar ao meu coração através das Escrituras ou das reflexões que sua graça me inspira. A partir desta hora de oração, entra-se naturalmente naquele que é certamente o maior ato de louvor e adoração a Deus em todo o nosso dia: a Missa.

Aqui Nosso Senhor sacia a real fome de santidade dando-se, Corpo, Sangue, Alma e Divindade, na Sagrada Comunhão. Ao mesmo tempo, Ele aceita o dom de mim mesmo que eu lhe faço em troca, unindo-me ao Seu Sacrifício, oferecendo-me ao Pai no Espírito Santo, permitindo-me participar da obra da redenção. Depois da Missa terminamos nosso período de ação de graças pessoal com a renovação diária dos votos. A graça do Espírito Santo é certamente necessária ao longo do dia, e é especialmente ao Espírito Santo que costumamos dirigir a nossa oração na primeira “Pequena Hora”. (Terça, Sexta e Noa são os títulos latinos dados a essas “Pequenas Horas” do Ofício Divino; eles se referem à terceira, sexta e nona horas do dia, mencionadas nas Escrituras como momentos de oração. Breves, porém, o “ Pequenas Horas” são cheias de profundidade e significado.)



Compartilhando na Obra do Senhor

Após o Terce, a comunidade toma um café da manhã leve antes de cada Irmã ir para seus deveres designados. Para os noviciados, parte deste período de trabalho matinal costuma ser gasto em aulas dadas pela Mestra de noviças, que se encarrega de sua formação. No entanto, os sábados durante os meses de verão são considerados “dias de jardim” em que todos os que podem fazê-lo passam o tempo trabalhando ao ar livre, no próprio jardim ou cuidando do quintal e dos vários santuários ao redor do terreno. Trabalhar em silêncio permite refletir sobre muitas coisas,e tudo com Aquele que está sempre conosco.


Logo um sino ao ar livre está tocando para alertar a todos que em breve chegará a hora da próxima “Pequena Hora” - Sexta, ou Oração do Meio-dia. Depois de terminar meu trabalho no jardim, vou mais uma vez para o coro. Junto com minhas Irmãs, desejo santificar o trabalho da manhã unindo-o à Paixão de Cristo, que costuma ser o foco desta parte do Ofício Divino. Depois disso, alguns minutos são gastos em um exame de consciência. Enquanto o café da manhã é tomado em silêncio, tanto no almoço quanto no jantar, a Irmã designada para a semana lê a Regra e as Constituições, a Escritura e qualquer outro livro espiritual que a Prioresa tenha escolhido. Depois das refeições, sempre há muita louça para lavar. Este dever doméstico diário partilhado por todos é também aproveitado para oferecer algumas orações pelas muitas intenções recomendadas às nossas orações de cada dia. Pela segunda vez durante o dia, rezamos o Angelus no início do nosso recreio comunitário. A recreação é uma parte importante de nossa programação diária, porque não deve ser apenas uma diversão de nossa oração e trabalho, mas um tempo real e necessário de renovação para todos, uma “recriação” que nos permite começar de novo depois com novas fervor e energia. Embora normalmente tragamos algum trabalho conosco para o recreio, aqui não é tanto o que fazemos que importa, mas sim que passemos este tempo juntos, conversando, rindo, partilhando as “aventuras” do dia.



Uma pausa refrescante da atividade

A hora do tempo livre ou “sesta” é precedida por uma visita comunitária ao Santíssimo Sacramento. Aqui passamos alguns minutos honrando Nosso Senhor, com orações também aos Santos Anjos e, por último, nossa novena diária ao Infante de Praga por todas as intenções recomendadas às nossas orações por tantas pessoas. Revigorados por esta pequena pausa em nossa atividade diária, vamos ao coro de Noa, a última das três “Pequenas Horas”, na qual nossas mentes são novamente direcionadas para a consumação do sacrifício de Cristo na Cruz. Logo a seguir, a bela Ladainha de Nossa Senhora, rezada alternadamente por dois salmistas e pelas outras Irmãs. Assim como a comida nutre o corpo, uma boa leitura espiritual é necessária para nutrir o coração, a mente e a alma. Escritura, os escritos dos Santos. Santa Teresa de Ávila e João da Cruz, e outros livros espirituais destinam-se a preencher esta necessidade; e por isso é importante não apenas usar bem esse tempo, mas escolher o que é mais útil para as necessidades de cada um no momento presente.

A perspicácia e sabedoria especiais de Santa Teresa em criar um equilíbrio saudável entre oração, trabalho, recreação e descanso são evidentes ao longo da programação diária que ela decidiu para suas monjas. Agora, mais uma vez, é hora de assumir as tarefas que me foram atribuídas como minha contribuição particular para o bom andamento da casa. Nada do que é feito por amor é pequeno ou insignificante, seja limpar os corredores, limpar a sala comunitária, responder correspondências comunitárias, trabalhar em nossa pequena biblioteca ou ajudar a consertar na sala de costura.




O dia começa a desacelerar

Que o Carmelo é “todo de Maria” soa verdadeiro no coração de cada carmelita. Ela não é apenas nossa Mãe amorosa, mas também nosso guia e modelo em nossa vida de oração e sacrifício pela Igreja, pelos sacerdotes, por todas as almas. Segue-se uma tradição muito amada no Carmelo; ou seja, o canto do solene “Salve” em honra de Nossa Senhora. Vestindo mantos e segurando velas acesas, avançamos da sala capitular para o coro enquanto a organista toca um interlúdio. Como o hebdomadário desta nova semana, é minha alegria e privilégio entoar o hino enquanto todo o coro se junta a ele! À medida que o dia começa a diminuir, por assim dizer, esta próxima hora de oração silenciosa é uma bênção. Então, pela terceira e última vez, rezamos o Angelus à medida que as horas da noite avançam. A gratidão é uma virtude importante que todos devem cultivar; mas para nós, que confiamos muito na Providência de Deus, muitas vezes realizada na generosidade e na bondade de tantas pessoas boas, é ainda mais. Como, então, pagamos essa dívida? No final da ceia ou colação, uma Irmã lê uma lista de esmolas recebidas naquele dia junto com os nomes dos benfeitores. A Priora convida então todas as Irmãs a rezarem um Pai Nosso e uma Ave Maria por elas e pelas suas intenções. Após o jantar, a mesma alegria despreocupada permeia nossa recreação noturna como ao meio-dia. Uma variedade de projetos pode ser vista hoje à noite, desde costurar e consertar roupas até bordados ou obras de arte, e muitas vezes também o trabalho interminável de descascar batatas e outros vegetais para a refeição do dia seguinte. Mas, acima de tudo, a atividade que se desenvolve é a partilha mútua que continua a nos unir como família. No encerramento do recreio, tanto ao meio-dia como à noite, temos o belo costume de fazer uma breve oração pelos moribundos. Além disso, à noite concluímos com um hino escolhido por uma das Irmãs.



O Grande Silêncio Começa

Completas ou Oração Noturna é realmente a última parte do Ofício Divino do dia. Começando com um breve exame de consciência e concluindo com o canto da simples Salve Regina, ele inaugura as poucas horas que restam do nosso dia. Agora o tempo do Grande Silêncio começa mais uma vez; no sossego deste tempo livre antes das Matinas, gosto de rezar a Via Sacra no coro antes de ir para a minha cela. Como a solidão e o silêncio são ajudas importantes para o recolhimento interior e a oração, esta oportunidade de passar um tempo a sós com o Senhor na própria cela é tão preciosa para todos aqui. Enquanto as Matinas, ou Ofício das Leituras, podem normalmente ser ditas a qualquer hora do dia, para as ordens monásticas tem sido tradição manter o caráter noturno das Matinas, antecipando o Ofício do dia seguinte. Para nós, então, Matinas se reza no final da tarde e na verdade é a primeira parte do Ofício Divino para o dia seguinte. O relógio já bate dez horas e a comunidade deixa o coro em silêncio; nos ajoelhamos no corredor do lado de fora do coro enquanto uma das Irmãs toca o badalo e faz um breve pensamento espiritual para refletirmos enquanto nos preparamos para nos retirar. A Prioresa então dá a cada Irmã a tradicional bênção noturna com as palavras “Que o Senhor todo-poderoso lhes conceda uma noite tranquila e um final perfeito”. Em resposta faço o Sinal da Cruz e, em sinal de obediência, beijo o Escapulário que ela me estende. Agora, depois de um longo mas abençoado dia, volto para nossa cela, cansado sim, mas tranquila e feliz também. Por volta das onze horas, as últimas luzes das celas de várias Irmãs se apagam. Ao cair no sono, espero que estas palavras do Cântico dos Cânticos: “Eu durmo, mas meu coração vigia”, também seja verdade para mim, até que seja hora de levantar novamente, revigorado e pronto quando o dom do Senhor de mais um dia amanhece no Carmelo.


NO MOSTEIRO CARMELITA DESCALCADO DA SANTA CRUZ EM IRON MOUNTAIN, MICHIGAN


fontes: Pinterest e https://cloisteredlife.com/blog/a-day-within-the-walls-carmelites

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page