top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Santa Catarina de Alexandria

Segundo a tradição, Catarina era a bela filha do rei pagão Costus e da rainha Sabinella, que governava Alexandria. Ela tinha inteligência superior e estudou extremamente bem em artes, ciências e filosofia. Aos 17 anos, Catarina era a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império. Ela decidiu permanecer virgem por toda a vida e disse que só se casaria com alguém que a superasse em beleza, inteligência, riqueza e dignidade.




A princesa Catarina adorava ler. Ela tinha tantas perguntas: de onde veio o mundo, por que existia e sobre o que era toda a sua vida – Catarina queria saber tudo. Para sua sorte, ela morava perto da maior biblioteca do mundo, onde podia ler o dia todo. Ela lia tanto que não tinha tempo para mais nada. Nem roupas, nem amigos, nem príncipes.

Tudo bem quando ela era pequena, mas à medida que ela crescia as pessoas começaram a falar. “Ela vai ser nossa rainha!” eles disseram. “E uma rainha precisa de um rei.” “Além disso”, disseram eles, “como vamos conseguir novos príncipes e princesas se ela não se casar?” “Isso resolve tudo!” eles disseram. “A princesa Catarina deve se casar.”


Catarina não estava interessada em casamento, mas não podia dizer não a todo o país. Então ela ficou um pouco complicada. “Oh, eu vou me casar”, disse ela. “Mas eu nunca poderia me casar com um homem que não me merecesse. Ele deve ser mais rico do que eu e mais inteligente do que eu e mais forte e mais nobre e mais sábio do que eu. Muito, muito mais sábio do que eu. Bem, isso foi realmente uma tarefa difícil! Catarina era rica, inteligente, forte, nobre e a mulher mais sábia do país. Onde poderiam encontrar um príncipe que fosse bom o suficiente para ela? Dia após dia, homens vinham pedir sua mão, e dia após dia ela os recusava. “Não é bonito o suficiente.” “Não foi gentil o suficiente.” “Não é inteligente o suficiente.” Até que seu povo quase se desesperou.


“Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado”, disse-lhe o ermitão Ananias, que tinha revelações. Maria aparece, de fato, a Catarina na noite seguinte, trazendo o Menino Jesus pela mão. “Gostas tu d’Ele?”, perguntou Maria. -“Oh, sim”. -“E tu, Jesus, gostas dela?” -“Não gosto, é muito feia”. Catarina foi logo ter com Ananias: “Ele acha que sou feia”, disse chorando. -“Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada”, respondeu o eremita. Este instruiu-a sobre as verdades da fé, batizou-a e tornou-a humilde; depois disso, tendo-a Jesus encontrado bela, a Virgem Santíssima meteu aos dois o anel no dedo; foi isso que se ficou chamando, desde então, o “casamento místico de Santa Catarina”.


Mas um dia, um eremita apareceu nos portões do castelo. “Conheço um homem que é mais forte, mais gentil e melhor do que qualquer outro homem no mundo”, disse ele, e os guardas esperaram. “E ele sabe mais do que os homens mais cultos”, concluiu, e foi conduzido até a princesa. Lá, ele contou a ela sobre Jesus. A princesa Catarina era pagã, uma pessoa que adorava falsos deuses. Durante todo o tempo em que ela procurou a verdade, ela nunca tinha ouvido falar de Jesus! O santo homem disse-lhe que Jesus era o Rei do céu e da terra, que Ele era misericordioso e amoroso e era a verdadeira resposta à pergunta que Catarina tinha feito durante toda a sua vida. Catarina soube naquele momento que não poderia se casar com ninguém além de Jesus. Seus pergaminhos de história, ciência e filosofia foram embora e surgiram os Evangelhos e os escritos dos santos. Quanto mais ela estudava, mais o mundo fazia sentido. Finalmente, ela entendeu o que era sua vida: ser amada e amá-Lo de volta. E quanto mais ela amava Jesus, mais ela queria ser dele.


Apesar de todo o seu estudo, porém, Catarina ainda não estava pronta. Uma noite, ela teve um sonho. A Virgem Maria, Rainha dos Anjos e dos Santos, levou Catarina ao seu Filho e ofereceu-Lhe como Sua noiva! Mas Jesus olhou para ela e disse exatamente o que ela havia dito sobre todos os seus pretendentes: “Não é bonita o suficiente. Não foi gentil o suficiente. Não é sábio o suficiente!

Catarina ficou com o coração partido! Ela mandou chamar o eremita que lhe havia contado sobre Jesus para perguntar-lhe o que isso significava. “Minha querida”, ele respondeu, “você deve ser batizada e seus pecados lavados”. Naquele mesmo dia ela foi batizada e naquela mesma noite ela sonhou novamente. Desta vez, Jesus veio até ela como seu noivo, colocando um anel em seu dedo e tornando-a Sua. Finalmente, Catarina encontrou um príncipe digno dela – e tornou-se digna dele.




Ansiosa de ir ter com o seu Esposo celestial, Catarina ficou pensando unicamente no martírio. Conta-se que ela apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, imperador Maximino, a fim de repreendê-lo por perseguir aos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. 


Santa Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja. Incapaz de lhe responder, Maximino reuniu para a confundir os 50 melhores filósofos da província, que, além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isso tudo para a infelicidade do terrível imperador.


Mas o povo de Catarina não ficou satisfeito. Isso foi há muito tempo, antes que as pessoas pudessem ser cristãs, e elas denunciassem isso ao imperador. “Bem”, pensou ele, “deve ser uma religião muito tola dizer que Deus poderia ser um homem. Teremos apenas que mostrar a ela como isso é bobo.” Então o Imperador chamou os homens mais inteligentes da cidade para explicar a Catarina que Jesus não poderia ser Deus. Um por um, cinquenta filósofos argumentaram contra Jesus e, um por um, cinquenta filósofos foram convencidos por Catarina. Um por um, eles clamaram que Jesus é Deus, o Salvador do mundo, e um por um foram condenados à morte por sua fé, mártires gloriosos que receberam coroas celestiais.

Você poderia pensar que o Imperador pensaria duas vezes quando todos os homens mais inteligentes da cidade mais inteligente do mundo se voltassem para Jesus, mas isso o deixou furioso. Ele decidiu punir Catarina por sua fé, matando-a de fome. Mas os anjos alimentaram a noiva de Cristo, e ela saiu doze dias depois, mais forte e saudável do que antes. As pessoas ficaram maravilhadas com este milagre – tão maravilhadas que muitas delas se tornaram cristãs, até mesmo a Imperatriz!


Maximino mandou os filósofos serem queimados vivos, assim como à sua mulher Augusta, o ajudante de campo Porfírio e os duzentos oficiais que, depois de ouvirem Catarina, tinham-se proclamado cristãos.

Como não foi capaz de mudar a opinião de Catarina por meio da tortura, ele tentou conquistar a bela e sábia princesa propondo casamento, mas ela recusou. Ela disse que seu esposo era Jesus Cristo e foi consagrada a Ele. Ele ficou tão furioso que o imperador condenou Santa Catarina à morte na roda quebrada com pontas, um instrumento extremo de tortura. Durante o processo a roda foi destruída milagrosamente, em resposta à oração de Santa Catarina. Maximino teve que se contentar com a decapitação dela.    


O imperador não conseguiu afastar Catarina de Jesus e não conseguiu ameaçá-la para afastá-la de Jesus, então fez uma última tentativa de suborná-la para afastá-la de Jesus. “Case comigo”, disse ele, “e seja a Imperatriz de toda Roma”. “Eu pertenço a Jesus”, declarou Catarina, “e não terei outro noivo”. Oh, o Imperador ficou furioso com isso! Ele ordenou que Catherine fosse morta. E assim a brilhante e bela noiva de Cristo, que procurou a verdade e O encontrou, foi para casa no céu, onde ora para que todos aqueles que amam a verdade encontrem Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page