top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Que Filme!!!

vocação de irmã Clare Crockett

A irmã Clare nasceu em 14 de novembro de 1982 em Derry (Irlanda do Norte). Entrou como candidata das Servas do Lar da Mãe aos 18 anos, no dia 11 de agosto de 2001.Durante seu tempo de professa, serviu nas comunidades das Irmãs Servas de Belmonte (Cuenca, Espanha), Jacksonville (Flórida, Estados Unidos), Valência (Espanha), Guayaquil (Equador) e Praia Prieta (Manabi, Equador). Ele morreu em Playa Prieta devido ao terremoto de 16 de abril de 2016. O testemunho que oferecemos a seguir foi escrito por ela em 2014




Porque a mim? Espero que este testemunho lhes faça muito bem à alma e os ajude a aproximar-se de Deus, porque estando perto d'Ele serão verdadeiramente felizes... Quando eu tinha 16 anos, um conhecido hipnotizador veio à minha cidade. Já tinha visto outros anos e adorei a função. Eu queria que ele me hipnotizasse também.

Antes do show começar, o hipnotizador nos disse que apenas certas pessoas com certos estados mentais poderiam ser hipnotizadas. Em seguida, ele disse que todo o público – éramos cerca de 800 pessoas – tinha que fazer um exercício simples com as mãos, ao final do qual, quem ficasse com as mãos dadas, teria que subir no palco, pois poderia realmente ser hipnotizado. Eu estava com um grupo de amigos em uma das primeiras filas do teatro. Nenhuma de suas mãos foi deixada junta; nem o meu. Mas agi como se estivessem colados. Em coro, todos os meus amigos me diziam alegremente: "Suba, Clare, ela vai te hipnotizar." Eu subi no palco com cerca de 30 outras pessoas. Formamos uma fileira horizontal voltada para o público. O hipnotizador se colocava diante de cada um de nós e, com a palma da mão, tocava rapidamente a testa de cada um de nós, dizendo com voz grave: "Relaxe!" Eu vi como alguns caíram em cima de uma cadeira que estava preparada para aquela grande queda atrás deles. Aos que não caíam, o hipnotizador ordenava que voltassem aos seus lugares enquanto o público os aplaudia compassivamente, pois não podiam ser hipnotizados. Chegou a minha vez. Ele fez exatamente a mesma coisa comigo que havia feito com os outros, e eu "caí" na cadeira atrás dele. Estou plenamente consciente, pensei, não estou hipnotizado. De fato... É que eu não estava hipnotizado. Na contagem de três, o hipnotizador nos disse que tínhamos que abrir os olhos e que ainda estaríamos sob o efeito de não sei o quê. De costas para o público, ele nos disse piscando o olho: "Bem, você sabe o que tem que fazer". Ninguém no palco ficou hipnotizado; ou eram atores, ou eram pessoas como eu, capazes de jogar junto com o "famoso hipnotizador". A plateia, como já havia acontecido comigo em outras ocasiões, acreditou totalmente que estávamos todos hipnotizados. O clímax do show aconteceu no final, quando o "Sr. Relax" disse que ia dar um presente a cada um dos hipnotizados. Era um goblin que só nós podíamos “ver e tocar”, mais ninguém. Este goblin estaria conosco até o meio-dia do dia seguinte. Quando saí do palco, as pessoas me cercaram fazendo perguntas sobre o duende: "O que ele está vestindo? Ele tem barba? Qual é o nome dele? Ele está olhando para mim agora?..." Todos acreditaram em mim. Fui para casa com o leprechaun "Dominic" e fui para a escola com ele também. Os professores, mesmo os mais rígidos e inflexíveis, acabaram comprando a história. Alguns anos depois, eu estava em casa com minha família e alguns amigos. Lá estávamos nós todos na cozinha, como bons irlandeses, a beber chá enquanto conversávamos que começavam com a frase: "Lembras-te daquela vez que...?" seguido por uma risada geral e tapas nos joelhos. Já que estávamos todos de bom humor, eu disse: "Você se lembra quando eu agia como se estivesse hipnotizado e tivesse um duende?" Todos olharam para mim. Silêncio total. “Você se lembra?” Eu repeti com uma risada nervosa. "Nerd. Você tinha um leprechaun de verdade, o que acontece é que, desde que você foi hipnotizado, agora você não lembra... Mas sim, sim, você o tinha na palma da sua mão». E todos começaram a falar ao mesmo tempo me convencendo de que era assim.

Conto essa história porque quando soube que Deus estava me chamando para a vida religiosa, ninguém acreditou que Deus chamaria uma menina como eu. Segundo muitos, era impossível que eu pudesse ter uma vocação, mas, mesmo assim, poderia ter um duende.Tremenda frase! Triste realidade! Deus pode chamar quem quiser, como quiser, onde quiser... E por quê? Porque é Deus. Nosso fundador, em um poema que escreveu intitulado “Por que eu?”, diz: “Não vou mais perguntar por que eu, vou simplesmente reconhecer sua liberdade e agradecer sem parar”.

Não há espaço para Deus A verdade é que nunca pensei em ser freira. Milhares de outras coisas sim, mas... freira, nunca! Eu sou de uma cidade pequena, mas muito valiosa, na Irlanda do Norte, chamada Derry. Por razões políticas, há uma grande divisão no Norte entre protestantes e católicos. Quando eu morava em meu país, esse conflito e discórdia podiam ser claramente sentidos. Sempre morei em uma área e família predominantemente nacionalistas, lutamos por uma Irlanda livre que consistia em uma ruptura radical com a Grã-Bretanha. Talvez seja pelo fato de eu vir de uma família e meio tão radical e guerreiro que sempre fui muito “tudo ou nada”. Embora fôssemos católicos, nunca fomos fervorosos. Recebi os sacramentos do Batismo, da Comunhão, da Confirmação, da Confissão, mas nunca entendi (nem tive muito interesse) o que estava recebendo. Lembro-me de quando tinha cerca de sete anos de idade, indo à igreja com minha mãe e minhas irmãzinhas. Era Quaresma, todas as imagens estavam cobertas com pano roxo. Subimos ao coro e de lá vimos a Via Crucis projetada em uma tela branca na área do presbitério. Enquanto tocavam imagens da paixão do Senhor, a música de fundo dizia: "Jesus, lembra-te de mim quando vieres ao teu reino." Mesmo sendo muito jovem, tudo o que vi e ouvi me tocou profundamente, e chorei porque não entendia porque tratavam "Este Homem" assim.

Uma "cabra louca" Desde muito jovem, incentivada pelos meus professores, comecei a recitar poesias nos feis (são festas tradicionais na Irlanda onde se recitam poesias, cantam, fazem dança irlandesa...). Também comecei a cantar em um coral e a escrever histórias. Possivelmente pelo incentivo dos meus professores e pelo fato de minha família ter me dito que eu era "elementar", me veio o pensamento de que eu queria fazer algo muito grande com a minha vida. Eu queria ser atriz, e não uma atriz qualquer, mas uma atriz famosa! Cuando tenía catorce años vi en el periódico un anuncio que decía algo así más o menos: «Para actores aspirantes que sueñan con un día llegar a la gran pantalla, este taller es tu oportunidad para ganar experiencia y consejo para poder trabajar en la televisión y o cinema". Participei do workshop e graças ao sucesso dele comecei a fazer parte de uma agência de atuação. Tive meu primeiro emprego na TV no Channel Four da Inglaterra aos quinze anos, depois tive alguns outros shows como apresentador de TV e aos dezoito anos tive um pequeno papel em um filme. Eu amava o teatro, tanto fazendo quanto escrevendo, lendo e dirigindo. Meu objetivo era Hollywood... sério. Por que não poderia ser assim? Aliás, a quiromante que lia as cartas para minha mãe dizia que seria assim. (aham, aham) Eu era um pouco (ou muito) "cabra maluco". No que diz respeito aos estudos, as coisas não estavam ruins, mas ficar preso lá no instituto seis horas por dia parecia uma loucura para mim. As únicas disciplinas pelas quais eu era apaixonada eram literatura e teatro. Minha formação como católico romano foi péssima, apesar de ter recebido educação em escola e instituto católicos. Alguns amigos da minha turma participaram de um retiro de fim de semana para jovens. Quando voltaram do retiro, não fizeram nada além de falar sobre isso. Para acompanhar os jovens que iam ao retiro, formou-se um grupo de jovens que se reunia todos os domingos. Várias vezes fui convidado para um desses retiros e no final fui a um. Não me lembro muito sobre isso, mas há uma coisa que ficou comigo. Fizemos adoração ao Santíssimo Sacramento (não fazia ideia do que era). O Santíssimo Sacramento estava exposto no altar e sob o ostensório havia um grande quadro de Jesus que dizia: "Jesus, Nosso Salvador", e lembro-me de ter pensado: "o mesmo que está no quadro também está no ostensório? olhando para mim? Você está me ouvindo?». Acho que foi no silêncio daquele pequeno oratório que percebi pela primeira vez que Jesus queria me dizer algo. Como fiz muitos amigos no retiro, eles me convidaram para o grupo aos domingos. Depois de um tempo eles me pediram para dar palestras e ser monitora de grupo nos retiros seguintes. Eu ainda era muito "verde" religiosamente. A verdade é que não sei sobre o que foram minhas palestras ou testemunhos que dei porque realmente não tinha nada a dizer. Eu queria muito viver, realizar meu ideal e meu objetivo, mas Deus não era uma parte central da minha vida. A verdade é que não sei sobre o que foram minhas palestras ou testemunhos que dei porque realmente não tinha nada a dizer. Eu queria muito viver, realizar meu ideal e meu objetivo, mas Deus não era uma parte central da minha vida. A verdade é que não sei sobre o que foram minhas palestras ou testemunhos que dei porque realmente não tinha nada a dizer. Eu queria muito viver, realizar meu ideal e meu objetivo, mas Deus não era uma parte central da minha vida.

No mundo do teatro e da televisão Infelizmente, desde muito jovem comecei a sair para festas e discotecas, e a entrar no ambiente que este mundo domina. Ele fumava e bebia. A questão do álcool depois se tornou um problema para mim, e era impossível para mim viver sem um maço de cigarros. Quando eu tinha dezesseis anos e já tinha feito alguns pequenos trabalhos na televisão, comecei a sentir um vazio que não entendia o que se passava dentro de mim. “Que ser apresentador não é para mim” pensei e cheguei a recusar uma oferta de emprego para um canal bastante conhecido: Nickelodeon. Nessa época, um amigo meu me ligou convidando-me para ir à Espanha. Que foi uma viagem gratuita, que não sei quem pagou para que os jovens tivessem a boa experiência que ele teve e não sei quantas outras coisas. Enquanto ela falava comigo eu só pensava: "Espanha, livre, sol, praia, festa... Claro que vou!" Sinceramente pensei que íamos para uma ilha turística como Ibiza, mas esta viagem acabou por ser um encontro de Páscoa numa pequena cidade de Espanha onde não havia praia nem sol, ou festas ou qualquer coisa (com todo o respeito: Viva Priego!). O senhor que pagou minha passagem – aliás, estou imensamente grato por estar aqui por sua generosidade – conheceu a Casa da Mãe no ano anterior, quando participou da reunião da Semana Santa. Ele ficou impressionado e quis levar os jovens para lá para terem a mesma experiência. A verdade é que não sei porque pensaram em mim já que eu era muito superficial e cabra louca da serra. Quando soube que seria uma reunião da Semana Santa e que seria em um mosteiro com freiras e padres, claro que não fiquei nem um pouco feliz, mas tive que ir porque meu nome estava no avião bilhete. Estou imensamente grato desde que estou aqui por sua generosidade - ele conheceu o Lar da Mãe no ano anterior, quando participou da reunião da Semana Santa. Ele ficou impressionado e quis levar os jovens para lá para terem a mesma experiência. A verdade é que não sei porque pensaram em mim já que eu era muito superficial e cabra louca da serra. Quando soube que seria uma reunião da Semana Santa e que seria em um mosteiro com freiras e padres, claro que não fiquei nem um pouco feliz, mas tive que ir porque meu nome estava no avião bilhete. Estou imensamente grato desde que estou aqui por sua generosidade - ele conheceu o Lar da Mãe no ano anterior, quando participou da reunião da Semana Santa. Ele ficou impressionado e quis levar os jovens para lá para terem a mesma experiência. A verdade é que não sei porque pensaram em mim já que eu era muito superficial e cabra louca da serra. Quando soube que seria uma reunião da Semana Santa e que seria em um mosteiro com freiras e padres, claro que não fiquei nem um pouco feliz, mas tive que ir porque meu nome estava no avião bilhete.

Uma viagem gratuita para a Espanha Aterrissamos na Espanha Olé, olé! Graças a Deus, o grupo com o qual vim tinha pessoas maravilhosas, inclusive um homem que me ajudou muito, Paddy McConnell. Sempre admirei Paddy porque ele parecia um homem que acreditava e vivia o que dizia ou cantava. Ele tinha muito carisma com os jovens e era um homem de fé muito tangível, um homem de Deus.

O que você vai fazer por mim? Lembro-me que nesta reunião de Semana Santa com o Lar havia palestras de formação, reuniões de equipa, oração, missa... Só ia a coisas onde sabia que se não fosse notariam, por exemplo nas reuniões de grupo. Lá conheci o Padre Rafael Alonso, nosso fundador, ele era apenas do meu grupo. Todas as meninas do meu grupo falavam das maravilhas da Eucaristia (que acho que foi o tema do encontro) e quando me perguntaram o que eu achava, tirei o cigarro da boca e perguntei o que era a Eucaristia. Quando me explicaram o que era, não experimentei nenhuma iluminação de fé, apenas respondi com um "ah" estático. Sexta feira Santa chegou. Assisti aos cultos deste dia com uma atitude totalmente passiva. Chegou um momento em que todos na igreja fizeram fila no corredor central para a adoração da cruz. Vi que alguns se ajoelharam e depois beijaram os pés de Jesus pregados na cruz. Foi a primeira vez que vi algo assim. Também entrei na fila, não movido por nenhum impulso piedoso ou fervoroso, simplesmente o fiz porque era o que tinha de fazer. Quando chegou a minha vez, ajoelhei-me e beijei os pés de Jesus. Aquele simples ato não durou mais que dez segundos, beijar a cruz... algo aparentemente trivial teve um impacto muito forte em mim. Tertuliano escreveu que "na ação de Deus não há nada que desconcerte a mente humana como a desproporção entre a simplicidade dos meios utilizados e a grandeza dos efeitos obtidos". Não sei explicar exatamente o que aconteceu, não vi nenhum coro de anjos nem vi nenhuma pomba branca vindo do telhado em minha direção, mas tive certeza que o Senhor estava na cruz por mim e junto com isso convicção, ele me acompanhou uma dor aguda algo semelhante ao que ela experimentou quando criança ao fazer a Via Sacra. Quando voltei ao meu banco, já tinha uma impressão digital que não tinha antes. Eu tinha que fazer algo por ele, que deu a vida por mim. mas eu tinha certeza de que o Senhor estava na cruz por mim e junto com essa convicção, fui acompanhada por uma dor aguda semelhante à que eu havia sentido quando criança ao fazer a Via Sacra. Quando voltei ao meu banco, já tinha uma impressão digital que não tinha antes. Eu tinha que fazer algo por ele, que deu a vida por mim. mas eu tinha certeza de que o Senhor estava na cruz por mim e junto com essa convicção, fui acompanhada por uma dor aguda semelhante à que eu havia sentido quando criança ao fazer a Via Sacra. Quando voltei ao meu banco, já tinha uma impressão digital que não tinha antes. Eu tinha que fazer algo por ele, que deu a vida por mim. Embora tenha recebido esta grande graça, não é que de imediato comecei a fazer penitência e a mudar de vida. Tudo o que alguém diz a Jesus quando recebeu uma graça forte, seja num retiro, numa peregrinação, num encontro, tudo isto que lhe dizemos também com lágrimas quando estamos "no cume do Tabor", nós também devemos recordá-lo, voltar atrás para dizê-lo e vivê-lo quando "descemos da montanha", quando voltamos à nossa vida quotidiana, ao nosso ambiente. Santa Edith Stein disse: «O Crucificado então olha para nós e nos pergunta se ainda estamos dispostos a permanecer fiéis ao que prometemos em uma hora de graça».

Eu quero que você viva como eles Neste encontro da Semana Santa, o Padre convidou-me a ir com os jovens do Lar à Jornada Mundial da Juventude em Roma, era o ano 2000. Aceitei embora não soubesse muito bem quem era João Paulo II ou que Era o dia da Copa do Mundo Juvenil. Foi nesta peregrinação pela Itália que a inconfundível voz de Deus me falou do fundo de mim. Confesso que não vivi muito bem a viagem, as lojas da Itália me atraíram mais do que as igrejas e catedrais. Mas não é verdade que o Bom Pastor deixou as noventa e nove ovelhas para ir em busca da ovelha perdida? Bem, ele fez a mesma coisa comigo, me procurou até achar o momento oportuno para me dizer: "Quero que você viva como eles." "Elas" eram as irmãs, e viver "como elas" significava ser freira! Eu aumentava o volume da música que ouvia no ônibus, Talvez assim eu não pudesse ouvir nada e pudesse esquecer o que Deus estava me pedindo. O Senhor não competiu com a minha música. Ele não gritou comigo, apenas repetiu a mesma frase para mim. Comecei a pensar em tudo que teria que abrir mão: meus sonhos, festas, meu namorado... a lista parecia interminável e claro vinha a seguir: "Não posso viver essa vida, é impossível para mim, etc .". No entanto, o Senhor me assegurou que, se Ele pede algo, sempre dá a graça e a força para vivê-lo. Uma pergunta frequente dos jovens é: "Como saber se você tem vocação?" Utilizo aqui as palavras de Madre Teresa de Calcutá quando lhe perguntaram a mesma coisa: «Quando uma menina experimentou o chamado, ela sabe, não sabe explicar, mas sabe». E assim foi. Ele não gritou comigo, apenas repetiu a mesma frase para mim. Comecei a pensar em tudo que teria que abrir mão: meus sonhos, festas, meu namorado... a lista parecia interminável e claro vinha a seguir: "Não posso viver essa vida, é impossível para mim, etc .". No entanto, o Senhor me assegurou que, se Ele pede algo, sempre dá a graça e a força para vivê-lo. Uma pergunta frequente dos jovens é: "Como saber se você tem vocação?" Utilizo aqui as palavras de Madre Teresa de Calcutá quando lhe perguntaram a mesma coisa: «Quando uma menina experimentou o chamado, ela sabe, não sabe explicar, mas sabe». E assim foi. Ele não gritou comigo, apenas repetiu a mesma frase para mim. Comecei a pensar em tudo que teria que abrir mão: meus sonhos, festas, meu namorado... a lista parecia interminável e claro vinha a seguir: "Não posso viver essa vida, é impossível para mim, etc .". No entanto, o Senhor me assegurou que, se Ele pede algo, sempre dá a graça e a força para vivê-lo. Uma pergunta frequente dos jovens é: "Como saber se você tem vocação?" Utilizo aqui as palavras de Madre Teresa de Calcutá quando lhe perguntaram a mesma coisa: «Quando uma menina experimentou o chamado, ela sabe, não sabe explicar, mas sabe». E assim foi. «Não posso viver esta vida, para mim é impossível, etc». No entanto, o Senhor me assegurou que, se Ele pede algo, sempre dá a graça e a força para vivê-lo. Uma pergunta frequente dos jovens é: "Como saber se você tem vocação?" Utilizo aqui as palavras de Madre Teresa de Calcutá quando lhe perguntaram a mesma coisa: «Quando uma menina experimentou o chamado, ela sabe, não sabe explicar, mas sabe». E assim foi. «Não posso viver esta vida, para mim é impossível, etc». No entanto, o Senhor me assegurou que, se Ele pede algo, sempre dá a graça e a força para vivê-lo. Uma pergunta frequente dos jovens é: "Como saber se você tem vocação?" Utilizo aqui as palavras de Madre Teresa de Calcutá quando lhe perguntaram a mesma coisa: «Quando uma menina experimentou o chamado, ela sabe, não sabe explicar, mas sabe». E assim foi.

Por que você continua me machucando?

Quando voltei ao meu país, continuei a viver como antes (sim, senhoras e senhores...) «com o peso das minhas misérias caí de novo nestas coisas terrenas e a ser reabsorvido pelas coisas habituais, ficando nelas cativo » (Santo Agostinho). No entanto, nunca poderia esquecer as irmãs. Parecia-me um absurdo, lá estava sempre rodeada de gente, de festa em festa, envolvida em todo o mundo do teatro e não conseguia parar de pensar nas freiras. Aos poucos também tudo aquilo que antes eu pensava que me fazia feliz, perdeu valor para mim e experimentei o tremendo peso do vazio. Uma noite, quando eu estava festejando com meus amigos, o Senhor me disse: "Por que você fica me machucando?" Entendi que minha forma de viver e minha falta de resposta ao que o Senhor me pedia causava muito dano a mim e a Deus também. Foi só quando fui para a Inglaterra para fazer o filme que experimentei de maneira muito profunda a grande cavidade que havia em minha alma. Apesar de estar com gente famosa, comer em restaurantes caros, ficar em hotéis com não sei quantas estrelas, eu realmente sentia que tinha tudo em minhas mãos, e ao mesmo tempo que era um pobre coitado que não tinha nada. Tudo o que eu pensava que me faria feliz e livre me amarrava e me enganava. Foi então que eu disse a Deus: «Acabou!A paz que encontrei contigo e em Casa não encontro em mais lado nenhum; Eu tenho que dar esse passo e é agora ou nunca. Certamente é verdade o que dizia São Boaventura: "Voluntas Dei, Pax nostri", a vontade de Deus é a nossa paz.

Eu vou ser freira! Acho que vocês já podem imaginar a reação do mundo inteiro quando lhes disse que tinha uma vocação e que queria largar tudo para me entregar totalmente ao Senhor..."Vocês estão loucos!" Aí começou outro tipo de filme, mas o importante é que eu sabia com uma força que não vinha de mim o que eu tinha que fazer. Anos mais tarde, quando um primo meu me viu já vestida com o hábito e prestes a fazer os votos perpétuos, disse-me: «Clara, eu conhecia-te antes de ser freira, e vendo-te agora assim... apenas diga que você é louco ou que Deus realmente existe". Em Isaías 55:8 ele diz: " Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor . " Deus sabe o que está fazendo, só temos que confiar nele.

felizmente consagrado A vocação religiosa é um dom tão grande que confunde muito o escolhido. Deus fixa o seu olhar numa pobre alma para viver com ela e nela e assim ajudá-la a salvar o mundo. Isso é loucura, mas uma loucura abençoada! Seríamos mesmo loucos de não responder ao que Deus pede a cada um de nós, porque o que Ele pede é sempre o melhor. Fomos criados para grandes coisas, não para conforto. Termino com algumas palavras que o Papa Bento XVI dirigiu com grande ardor e vivacidade aos jovens na sua primeira Missa como Sucessor de Pedro: « Não temos todos, de alguma forma, medo – se deixamos Cristo entrar totalmente em nós, se nos abrimos totalmente a Ele – medo de que Ele tire algo de nossas vidas? Não temos medo de abrir mão de algo grande, único, que torna a vida mais bonita? Não corremos o risco de nos encontrarmos mais tarde na angústia e nos vermos privados da nossa liberdade?». E ainda assim o Papa quis dizer: «Não! Quem deixa Cristo entrar não perde nada, nada – absolutamente nada – daquilo que torna a vida livre, bela e grande».

Eu atesto isso. Viva o Senhor! Viva a Virgem! Viva o Papa! E... Viva as freiras! Cabe a você dizer: Viva!

Irmã Clara Maria da Trindade e do Coração de Maria




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page