top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio

“Os Exercícios são tudo de melhor que posso pensar, sentir e compreender nesta vida, tanto para o homem poder tirar proveito de si mesmo, como para poder dar frutos, ajudar e tirar proveito de muitos outros” — Monumenta Ignatiana , v.1,p.113


Esta é a opinião que - sem qualquer presunção - Santo Inácio deu sobre seu livro dos Exercícios Espirituais Inacianos. Por isso, quando via alguém que pudesse fazer muito bem na Igreja, procurava com todo o seu zelo que fizessem os Exercícios Espirituais Inacianos.

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são uma sequência ordenada de meditações e contemplações -exercícios- que surgem da profunda experiência espiritual que Inácio vive desde a sua conversão, a fim de ajudar quem os exercita a descobrir qual é a vontade de Deus para o seu vida.


Santo Inácio de Loyola, fundador dos Exercícios Espirituais , os define como «em todos os modos de examinar a consciência, meditar, contemplar, rezar vocal e mentalmente, e outras ações espirituais... exercícios, da mesma forma que os Exercícios Espirituais preparam e dispõem a alma, para afastar dela todas as inclinações desordenadas. Portanto, permite que a alma busque e encontre a Vontade Divina em sua vida para a salvação da alma.»


O objetivo dos Exercícios Espirituais Inacianos é ajudar o retirante a discernir e saber o que Deus quer dele, e a desejar e escolher isso. Conhecer e querer cumprir a vontade de Deus levará o retirante a planejar sua vida diária e tomar decisões importantes de acordo com a boa vontade de Deus. Por isso é que não poucos, fazendo os Exercícios Espirituais, conhecem e seguem a vontade de Deus quanto à sua vocação.


Esses exercícios nos ajudam a alcançar nada mais nada menos que a nossa santidade, porque também podemos defini-los como um método prático para alcançar a santidade com toda a alegria que isso implica.


O ritmo da vida moderna tende a levar as pessoas a preencherem suas vidas com cada vez mais coisas e atividades. Muitas vezes, essas coisas e atividades nos deixam insatisfeitos e confusos porque não são direcionados ao nosso objetivo final.

Aqui está o ponto central dos exercícios espirituais: eles nos permitem focar nossa vida nas coisas mais importantes, deixando para trás o que passa. Eles ajudam a nos dar clareza em nossas vidas sobre as coisas realmente importantes. Saber de onde viemos, para onde vamos e o que Deus quer de nós aqui neste momento de nossa vida.

“Pois não é saber muito, mas perceber e saborear as coisas interiormente, que satisfaz e satisfaz a alma.” ― Inácio de Loyola , Os Exercícios Espirituais


Os exercícios espirituais devem durar trinta dias, em silêncio, sob a orientação de um pregador. As adaptações foram feitas e os Exercícios Espirituais podem ser mais curtos: oito dias, cinco dias ou simplesmente no fim de semana. Participando dos Exercícios Espirituais, mesmo que seja um retiro de fim de semana, deixa-se as atividades cotidianas para entrar em contato com seu Criador e Senhor, dando espaço para que Sua Divina Majestade atue na alma.



Os Santos e os Exercícios Espirituais


Santo Inácio de Loyola

“Os Exercícios são o melhor que eu nesta vida pude pensar, sentir e entender, tanto para o homem poder aproveitar a si mesmo como para poder frutificar, ajudar e aproveitar a muitos outros.”


Santa Teresinha do Menino Jesus

“Me resulta impossível expressar a doce recordação que me deixaram estes Exercícios… Eu sabia que minha Paulina estava em Exercícios como eu, não para que Jesus se entregasse à ela, senão que para ela entregar-se a Jesus.”


São Francisco de Sales

“O livro inaciano já operou mais conversões do que a quantidade de letras que contém.”


São João Bosco

“É uma grande riqueza fazer os Exercícios Espirituais, porque é a oportunidade para assegurar o paraíso.”


Madre Teresa

“Os Exercícios de Santo Inácio são muito belos e frutuosos. Eu os aconselho a todos: Não estão reservados somente aos religiosos!”


Papa João Paulo II

“Os Exercícios são um conjunto de meditações e orações em atmosfera de recolhimento e de silêncio, e sobretudo um particular impulso interior – suscitado pelo Espírito Santo – para abrir amplos espaços na alma à ação da graça”.


Este pode ser Você!

“Se eles puderam alcançar a santidade, você também pode.”


Lugares para fazer o retiro:


Missionárias Mães da Santa Cruz(Anápolis,GO): +55 34 9869-7744(somente whatsapp)


“ Os Exercícios Espirituais representam o caminho e sobretudo um método valioso para buscar e encontrar a imagem de Deus, em nós, ao nosso redor e em todas as coisas, para conhecer a Sua vontade e pô-la em prática” (Bento XVI).

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page