top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

O Triunfo da Humildade

Esse texto foi escrito por santa Teresinha é uma das suas Recreações Piedosas, muitas partes estão incompletas devido ao tempo, e outras dificéis de entender porque foram traduzidas do francês.





[Cena 1]

A cena se passa na sala de recreação onde três noviças se reúnem para um tempo livre. — Ir. Teresa do Menino Jesus, mais velha do noviciado — Ir. Mane-Madeleine, professa com o véu branco — Ir. Mane do Espírito Santo, postulante do coro .


IR. TERESA DO MENINO JESUS

"Que felicidade nos encontrarmos juntos para um belo dia de folga... Vejamos — Irmã Maria do Espírito Santo, o que você acha da festa de Nossa Senhora? Você já viu algo no mundo tão encantador como esta união de corações, essa doce alegria?



IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

Não, nunca vi nada que me agradasse tanto... As festas do Carmelo têm um encanto especial, o espírito de família dá-lhes um carácter distinto e é isso que me encanta..... Oh! como sou feliz aqui, sinto-me tão perto do Céu e só tenho um desejo: unir-me intimamente a Jesus tornando-me sua noiva.



IR. MARIE-MADELEINE

Oh! temos todas essa mesma felicidade de termos sido escolhidas pelo Bom Deus... De vocês, minhas irmãs, eu entendo isso, vocês são tão boas!., mas eu, uma pobre pastorinha, como Ele poderia se rebaixar para me levar a ser sua esposa? Ele sabe muito bem que não tenho erudição nem virtude.



IR. TERESA DO MENINO JESUS

Nosso Senhor não se rebaixou mais ao vir a você do que ao vir a nós; pelo contrário, aos Seus olhos, o estado mais humilde é o mais grandioso; mas, como você, me move a contemplar o seu amor. Gosto de meditar nessas palavras que nossa santa Madre Geneviève ouviu em um de seus êxtases: ''Ser esposa de um Deus... Que título! Que privilégio!...... "É o próprio Jesus, de fato, que se torna o esposo de nossas almas e não arcanjo, um dos gloriosos príncipes de sua corte. Longe de agir como Ele, Satanás (o privado de amor, como nossa mãe Santa Teresa o chamou), se contenta em casar as almas que pertencem a ele com [alguns de] seus demônios. Esse pensamento me tocou [vividamente] quando li a história da extraordinária conversão de Diana Vaughan. uma bela senhora Oh! como agora que ela se tornou uma nova Joana d'Arc...

Mas meu maior desejo será, quando sua missão for cumprida, [vê-la] unida a Jesus em nosso pequeno Carmelo.

IR. MARIE-MADELEINE

Ela é quem tiraria dele êxtases e revelações, pois o Bom Deus (está parte não dá para ler) [agora] menos privilégios do que o diabo que a chamou de filha querida. Independentemente disso, algumas pessoas têm tanta sorte!



IR. TERESA DO MENINO JESUS, sorrindo .

Minha irmã Marie-Madeleine, então você tem inveja de consolações e graças extraordinárias?... Eu pensei que você fosse mais perfeita do que isso...


IR. MARIE-MADELEINE

Minhas orações são feitas em uma aridez pior do que um jardim onde não cai nenhuma gota de chuva, e, bem, eu não ficaria chateado em ver um pouco do que se passa no outro mundo.

IR. TERESA DO MENINO JESUS

Não sabeis que o Nosso Pai São João da Cruz disse que é pecado venial pedir êxtases e revelações?


IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO, atônita.

É uma falha.... Eu não sabia disso... Bem! Eu ainda os desejo... "O que fazer?...


IR. MARIE-MADELEINE

O que fazer, minha irmã? Ah, bem, como eu, para aceitá-lo quando você não os tem.


IR. TERESA DO MENINO JESUS

Você estaria melhor. parece-me, se você se lembrar das palavras de Nosso Senhor: "Felizes os que não viram e acreditaram". Isso lhe faria mais bem.


IR. MARIE-MADELEINE

Escute, você me ilumina... O Bom Deus disse: Felizes os que não viram e creram”, mas ele não disse: “Felizes os que não ouviram”. Eu ficaria muito feliz em ouvir sem ver; e você, minha irmã Maria do Espírito Santo?


IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

Eu concordo com você. mas não ouso esperar ouvir vozes do Céu.


IR. MARIE-MADELEINE

Pode-se facilmente ouvir as vozes do Inferno; essas seriam menos agradáveis, mas ainda prefiro elas do que nada, e gostaria muito de ouvir o que é dito lá embaixo. Parece que seria melhor saber o que o diabo pensa de nós.


IR. TERESA DO MENINO JESUS ​​-

Eu mesmo sei disso muito bem; ele pensa em nós como seus inimigos mais mortais, especialmente quando amamos muito a Jesus, portanto o demônio cruel não se dará ao trabalho de nos deixar ouvir sua voz terrível.


IR. MARIE-MADELEINE

Não posso discordar, minha irmã Teresa do Menino Jesus. [Mas] eu gostaria muito de colocar meu ouvido no portão do Inferno, especialmente se estivéssemos alguns de nós juntos. E você, minha irmã Maria do Espírito Santo?


IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

Eu também... mas creio que teria medo.


IR. TERESA DO MENINO JESUS

Não há razão para temer, pois Nossa Mãe Santíssima nos assegura que os demônios não devem ser temidos mais do que as moscas.


IR. MARIE-MADELEINE, batendo palmas

Que felicidade! Vejo que você está começando a pensar como eu.


IR. TERESA DO MENINO JESUS

Mesmo que eu pensasse como você, isso não nos permitiria ouvir a conversa do diabo... (Risos) Ah! que estranho dia livre estamos tendo!... Felizmente, ninguém pode nos ouvir.

IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

Você ri disso, mas o que diria se nosso sonho se tornasse realidade?


IR. TERESA DO MENINO JESUS

Diria que o Bom Deus se dispôs a realizar os desejos das almas simples e inocentes, e aproveitaria a experiência para fortalecer minha fé. Acho que não tenho coragem de fazer como São Luís e me recusar a ir ver Nosso Senhor aparecendo na Hóstia, mas não gostaria de pedir qualquer coisa que me parecesse indiscreta.


IR. MARIE-MADELEINE


Deus é mais condescendente do que você. Talvez Ele vá pedir a São Miguel para abrir um pouco os portões do Inferno, e então ouviremos algo.


IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

Ouça ............. eu ouço cantando... nosso desejo é concedido.


[Cena 2]

SÃO MIGUEL é ouvido, cantando ao som de "Menaces maternelles .

O véu da fé é levantado

Em nome do seu Bem-Amado.

Filhos venho realizar o sonho

Que você expressou.


Para você eu abrirei o portão

Do lugar das dores eternas.

Ouça o clamor sombrio

De Lúcifer e seus companheiros.

Eu sou o Miguel.

Eu venho do Céu. (2x)

Minhas queridas irmãs (2x)

Rir do inferno enfurecido

E não tema suas fúrias,

Já que Jesus luta por você.


[Cena 3]

Atrás da tela, ouve algumas explosões, uma corrente pesada se arrastando, demônios gritando e agitando seus forcados, mas os noviços não veem nada, pois estão sentados de costas para a tela.


LÚCIFER, com uma voz estrondosa .

Cala-te, não te reuni pelo prazer *de ouvir os teus gritos e o barulho das tuas correntes. Tenho coisas sérias para lhe dizer.


BELZEBU

Fala, Lúcifer, mas depressa, estou infeliz aqui; Prefiro sofrer meu inferno na terra; lá, pelo menos, eu poderia acalmar minha raiva condenando as almas que Adonai(Adonai é o título de superioridade utilizado para Deus na Bíblia Hebraica) redimiu.


LÚCIFER

Belzebu, estou blindado contra você. Você não faz bem o seu trabalho. Por que você deixou Miguel tirar de nós vários de nossos seguidores mais fiéis? Por que você se preocupa com seus negócios pessoais, em vez de conspirar para estabelecer meu reinado sobre toda a terra?


BEELZEBU, em tom irônico

Non serviam!... foste tu que me deste esse lema — acreditas que te obedecerei, quando me recusei a humilhar-me diante de Deus?... Não, nunca, nunca!... cada é seu próprio mestre aqui; é por isso que a união é tão grande, por que nossas legiões são tão bem policiadas, por que nossos fiéis não cessam de discutir os pontos delicados de nossos ritos sagrados............... ... Você sabe melhor do que ninguém, velha serpente astuta, que a discórdia é a marca distintiva do seu reino... Nosso único ponto de concordância é o ódio implacável que juramos contra os mortais. É verdade que isso não nos impede de chamá-los de nossos amigos mais claros, mesmo que os odeiemos até a morte. ( ele ri ironicamente.) Tenho culpa se uns poucos, mais escorregadios que os outros, escapam das nossas redes?... Afinal. o que ingerimos ainda não é mau... Poucos têm gosto pela salvação de Cristo, sobretudo quando Ele diz aos seus discípulos: «Se queres caminhar comigo, renuncia a ti mesmo e toma a tua cruz». Ai!... como me dói dizer essas palavras.

Mas escute, Lúcifer, se você quiser derramar a raiva que o devora quando você considera os amigos que escaparam de nós, pegue no Asmodeus; ele é o único que falhou com nossa causa da maneira mais lamentável ao perder sua noiva, Diana Vaughan.

ASMODEUS

Tudo, Belzebu, como você me faz sofrer quando fala o nome desta _________ Deve ser que ela me escapou, eu que m___________ para manter

[Aqui, novamente, as linhas indicam lacunas no manuscrito sobrevivente .]

her___________ Hel___________ de___________ superstições cristãs. .. deve ser que eu tenho ___________ assim, meus direitos ______ raiva. Serei vingada!... Se _descobrir ______ de seu retiro, ela verá duramente __nunca, infelizmente, poderei___________ novos tormentos para os maçons.


BELZEBU

Duvido muito que ___________ acabasse mal, a natureza dela, para mim, nunca___________ para colocar nossos lemas em prática. Eu a odeio___________ desde o dia em que entendi seu plano de ficar __ as virgens ___________ para se orgulhar dessa Diana ___________ com um nome como o de Joana, inimiga de Joana cujo nome nos faz tremer !!!


LÚCIFER, furioso .

Você me insulta quando zomba de Asmodeus, não sabe que a noiva dele era minha querida filha? As virgens não são todas nossas inimigas; muitos deles me servem sem saber. Eu recomendo que você invada suas comunidades, isso, acima de tudo. é para onde você deve direcionar suas armas de guerra. Não ignoro o mal que uma perfeita seguidora de Adonai me faz, ela traz em seu séquito um grande número de almas que deveriam ser nossas. Bem, então, dirija todos os seus esforços para distraí-los com o barulho do mundo; acima de tudo, sugira-lhes que se absorvam em seus próprios assuntos; todos os humanos têm a fraqueza do amor-próprio; a encontrareis também nas comunidades de clausura, e vos asseguro, meus amigos, é a minha arma mais segura para diminuir o amor de Adonai no coração de todas as suas monjas... .Ah!... como me fazem sofrer, quando amam o seu Deus! ! !.......... Para impedir até mesmo um desses atos de amor, eu felizmente envio minhas legiões mais poderosas, pois mesmo que eu não consiga condenar as almas que Adonai possui, pelo menos eu tenho orgulho de fazê-los perder um pouco de sua glória. (Desesperadamente .) Ah! Quanto a mim, sem amor, sem trono, sem glória!! Nunca!!! Nunca!


ASMODEUS

Se você quer que assaltemos os conventos, eu o aconselho a formar legiões especiais entre os mais valentes de nós. Você, Lúcifer, estará à frente; então eu, Moloch, Astaroth, Hermes, Ariel, Astarte, Belzebu, etc., etc.


BELZEBU

Não, eu não irei; você me mencionou por último, e isso me machuca; além disso, como já vos disse, detesto a companhia das virgens... Não é que as tema individualmente, mas unidas ao seu Deus, são tão terríveis como Ele, e então têm armas para me fazer sofrer; querendo ou não, deve-se fugir conquistado por uma mulher com algumas gotas de água benta na ponta dos dedos... Ai! como arde aquela água... ou aquela que estende a sua cruz (aquele instrumento cujo nome me dói tanto pronunciar e que me trespassa como uma lança de fogo). Que vergonha para nós, anjos de luz cujo conhecimento excede em muito tudo o que os humanos aprenderam desde a criação do mundo!... Vá, se quiser, em uma expedição contra as virgens, mas prevejo que você será derrotado. . Ao invés de abolir o reinado de Adonai, você' Vou aumentá-lo com mártires que nossos inimigos colocarão em triunfo em seus altares Vá, vá. Quanto a mim, não terei a vergonha de uma derrota. Vou ficar com meus amigos, os maçons.

LÚCIFER

Se você não participar de nossa gloriosa expedição, não terá parte em nossa vitória... Eu lhe digo que sou o príncipe deste mundo; Devo reinar sobre a igualdade. O Natal declarou que as portas do Inferno nunca prevalecerão contra Sua Igreja, e meu poder já mantém prisioneiro o sucessor de Pedro; mas isso não é suficiente, preciso de um triunfo completo; Só obterei este triunfo destruindo os conventos... Avante! Sejam fortes meus amigos.... À guerra... À guerra!!!....

ASMODEUS

Com quem devemos começar nossa expedição?

LÚCIFER

A mãe de Adonai, Maria, é minha inimiga mais mortal; vamos nos vingar dela atacando sua ordem favorita — o Carmelo, que os anjos chamam de o mais perfeito da Igreja.

TODOS OS DEMÔNIOS, com gritos e gargalhadas .

Bravo... Bravo... em frente, em frente, vamos destruir a Igreja de Adonai.

AS NOVIÇAS, apavorados e caindo de joelhos .

Ó São Miguel! São Miguel, defendei-nos, acorrentai os demônios que querem destruir a Igreja e expulsar-nos do Carmelo

[Cena 4]

São Miguel aparece, pairando em uma nuvem; ao vê-lo, os demônios gritam gritos de raiva e desespero.

LÚCIFER

Ah! ai de nós, ai de nós!... O que você está fazendo aqui, Miguel? Fique com seus anjos. O inferno não é seu reino, mas meu; Sou príncipe do Inferno, como do mundo, onde você não tem direitos.

São Miguel mergulha sua lança no poço, Lúcifer grita duas vezes mais alto. Então O ARCANJO canta o seguinte, ao som do cântico do Sagrado Coração: "Quand l'étranger", etc.

Você que se chama príncipe deste mundo,

Tu que queres fazer-te igual a Deus,

Você permanecerá em uma noite profunda,

Você permanecerá no abismo de fogo.

E nunca acredite, em sua loucura cruel,

Que os santos vão se retirar de você...

Serpente maldita, a Igreja é imortal.

A Igreja (2x), você a verá triunfar!... (2x)


LÚCIFER

Não, a Igreja não triunfará... e, como ela poderia resistir ao poder?... Eu sei que Adonai é mais forte - do que eu, e isso é fonte de minha raiva eterna. Mas veja quão pouco Ele se importa com a própria glória, como Ele deixa Seus amigos na humilhação... E também, conte os Seus e você verá que o número deles é pequeno... Então. com minhas poderosas legiões, vou atacar um punhado de gente desprezível, e em breve serei provado. o conquistador e você fugirá vergonhosamente com seus anjos.


SANTO MICHAEL

Se os maus fizeram o mal reinar,

Há mais de um coração virginal

Para consolar a Adorável Vítima

E para formar Seus seguidores reais.

O exército escolhido cercando o Senhor

Está cheio de um valor nobre.

Trema, Satanás, veja sua impotência.

Voltar... (2x) Cristo é vencedor para sempre! (2x)


LÚCIFER

Dou boas gargalhadas com este teu exército virginal... não sabes que também tenho alguns direitos sobre ele?... Sou o príncipe do orgulho; pois, se as virgens são castas e pobres, que têm elas sobre mim? Eu também sou virgem, e embora acumule riquezas sobre os seres humanos, eu as desprezo para mim como fumaça... Você vai me responder: e a obediência, você também a pratica?.. Ah, Miguel, sou tão esperto quanto você... Não, não obedeço de bom grado, mas me submeto às ordens de Deus contra a minha vontade; as virgens podem obedecer, ao mesmo tempo em que guardam sua própria vontade no fundo de seus corações, podem obedecer e desejar comandar; o que então os torna mais do que eu?.. Eu sei esconder o orgulho em todos os lugares e, se você não quer acreditar em mim, olhe quanto mais pesa que as virtudes das tuas virgens... (Em tom triunfante .) Olha... Olha!!!....

Lúcifer pendura uma balança na ponta de seu forcado; de um lado da balança estão três cilindros brancos com a inscrição "Pobreza, Castidade, Obediência" e do outro lado, que supera o primeiro, vemos três grandes cilindros pretos inscritos em letras: "Orgulho, Independência, Obstinação ".


SÃO MIGUEL, pegando a balança.

Quero provar mais uma vez sua loucura.

Você esqueceu, serpente, monstro infernal,

A humildade da Virgem Maria,

Quem te esmagou sob seu pé virginal?...

Esta virtude ainda está brilhando no mundo,

Seu brilho humilde destrói sua realeza.

Role na poeira, monstro do orgulho.

Recuperar (2x), vencido pela Humildade (2x)'.

Ao dizer estas palavras, São Miguel coloca um pequeno cilindro com a inscrição "Humildade" na balança com os votos e imediatamente o outro lado se levanta .


O DEMÔNIO grita em desespero

Estou vencido... estou vencido!... Chega, chega, Miguel, não me atormente mais! Estou vencido!....


TODOS OS OUTROS DEMÔNIOS também clamam .

Estamos vencidos!...

Ouvimos um estrondo de trovão. São Miguel vai embora e o silêncio volta .


[Cena 5]


SR. TERESA DO MENINO JESUS

Ó minhas irmãs! Que graça o Bom Deus acaba de nos conceder!... Devemos ir depressa contar a Nossa Mãe o que ouvimos, devemos dizer-lhe que agora sabemos como vencer o demônio e, de agora em diante, teremos mas um desejo/ praticar a humildade... eis as nossas armas e o nosso escudo: com esta onipotência saberemos, como a nova Joana d'Arc, como expulsar o estrangeiro do reino, ou seja, impedir que o orgulhoso Satanás entre em nosso mosteiros.


IR. MARIE-MADELEINE

Sim, vamos imediatamente para a nossa Mãe, mas você vai falar,Ir . Teresa do Menino Jesus, porque ainda estou tremendo e temo que ela não acredite em nós; ela dirá que estivemos sonhando....


IR. MARIA DO ESPÍRITO SANTO

É verdade, afinal, como ficaremos chateados se nossa Mãe zombar de nós!..


IR. TERESA DO MENINO JESUS

Pelo contrário, teríamos que nos alegrar, pois isso seria uma forma de praticar a humildade... mas ela acreditará em nós. Depois de receber tão grande favor. Sinto-me impelido a pedir aos Santos Anjos que venham conosco e cantem à nossa querida Mãe um dos seus cânticos celestiais. Minhas irmãzinhas, agora mesmo fostes ouvidas, é a minha vez de ser [ouvida]... Ó Santos Anjos, eu vos imploro, não negueis o meu pedido. Ouçamos as vossas vozes, mas não vos mostreis, para nos deixar o mérito da nossa fé.

As noviças levantam-se e vão buscar a nossa Mãe.


[Cena 6]

OS ANJOS cantam ao som de "la Patrie des hirondelles", etc.

Refrão

Você é (2x) as irmãs dos anjos (2x),

Ó virgens do Carmelo!

Nós cantamos seus louvores

Em nossas liras celestiais.

Você tem (2x) tamanha glória! (2x)

Pela sua Humildade

Você vai ganhar uma vitória

Para toda a eternidade!

Carmelitas fervorosas, vocês desejam

Para reunir corações para Jesus, seu Esposo.

Então fique para sempre pequenas para Ele.

A humildade coloca o inferno em fúria!..

O refrão é repetido.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page