top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Mitos das freiras desmascarados: você tem que ser perfeito

Bem-vindo ao nosso sétimo episódio de…



Mito #7— Você tem que ser perfeita para se tornar freira


“Ah, eu nunca poderia ser uma Irmã... não sou boa o suficiente.” “Sou muito pecadora para ser freira.” "Eu? Você está brincando comigo? Não há como eles aceitarem alguém com um passado como o meu.

Este sétimo“mito da freira” é mais do que apenas um mito – na verdade, pode ser uma das formas insidiosas do diabo de bloquear uma vocação religiosa! Como muitos outros equívocos, parece bastante razoável à primeira vista: a vida religiosa, especialmente a vida contemplativa enclausurada, é uma vocação elevada, e parece que só aqueles que atingiram um grau considerável de santidade devem sequer ser autorizados a considerar tal uma vocação.

Se fosse esse o caso, entretanto, a maioria (se não todas!) As monjas nunca teriam entrado no mosteiro! A vocação à vida religiosa é uma graça muito especial, mas não se baseia em nada no mérito de quem a recebe. É, antes, um dom totalmente gratuito de Deus, um dom que não podemos fazer absolutamente nada para merecer. As mulheres não são chamadas para o claustro porque são excepcionalmente santas - elas são chamadas porque Deus em Sua inescrutável misericórdia as escolheu. Na verdade, aqueles que se consideram “avançados espiritualmente” no momento em que entram, terão um rude despertar! Não há nada como a vida monástica para mostrar a uma pessoa suas próprias falhas e falhas, enquanto ao mesmo tempo ensina-lhe uma grande confiança no amor e perdão de Deus. E a conversão é contínua - nunca alcançaremos a perfeição total até que entremos em nossa pátria celestial!


“Por minha culpa, por minha culpa, por minha mais grave culpa...”

Mas o que, alguns podem perguntar, sobre aqueles que levaram uma vida de pecado grave no passado? Eles se desqualificaram como potenciais noivas de Cristo? Nenhum pecador está fora do alcance da misericórdia de Deus, e incontáveis ​​homens e mulheres ao longo dos tempos experimentaram profundas conversões e se tornaram grandes santos da Igreja. Alguns deles (por exemplo, Santo Inácio de Loyola) também sentiram o chamado de Deus para consagrar suas vidas a Ele. Portanto, um passado pecaminoso certamente não desqualifica uma pessoa para discernir a vida religiosa!

No entanto, aqui devemos fazer uma importante distinção. Há aqueles que estão lutando contra o pecado grave habitual, e há aqueles que o fizeram no passado.mas agora estão vivendo uma vida virtuosa. Para aqueles que caem repetidamente, ainda há algum trabalho de cura que Cristo deve (e deseja!) fazer em suas vidas antes de considerar uma vocação consagrada. A razão simples é esta: até que uma pessoa seja capaz de permanecer em estado de graça e viver a vida cristã comum de virtude - não é pouca coisa! — não tem a força necessária para as exigências adicionais da vida religiosa. Quando uma pessoa, pela graça de Deus e por sua própria boa vontade, rompeu definitivamente com o pecado grave e mostrou capacidade de seguir consistentemente uma vida de sólida virtude, então ele ou ela está em um ponto em que o discernimento de uma vocação religiosa é agora uma possibilidade real. Uma boa regra a seguir: se alguém foi capaz de viver livre de lutas como pecados graves.

A humildade é a pedra fundamental insubstituível de uma vida religiosa sólida - e essa humildade consiste em grande parte em reconhecer nossa própria fraqueza, pecaminosidade e necessidade de redenção. Mas quando isso é combinado com a consciência da infinita misericórdia de Deus, o que podemos fazer senão amá-Lo e entregar-nos a Ele com mais sinceridade a cada dia?


fonte:https://www.passionistnuns.org/blog/2022/1/17/nun-myths-debunked-you-have-to-be-perfect?rq=myths

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page