top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Esposas de Cristo

Acredito que não se encontre expressão mais bela nem mais precisa para definir uma religiosa do que chamá-la de esposa, “esposa de Cristo”.

Agora quero escrever um sermão que preguei muitas vezes, vagamente extraído de um sermão clássico proferido por João de Ávila em Montilla, no mosteiro de Santa Clara.

A honra do esposo é a honra própria da esposa, porque o que afeta a esposa afeta também o seu esposo como se fosse ele mesmo. E assim, qualquer coisa que a envergonhe, afronte, prejudique, ofenda ou injurie é feito também ao seu cônjuge, e qualquer um que faz um favor a esposa honra o seu esposo como se, em vez disso, tivesse feito a ele.


Em outras palavras, quem trabalha contra um religioso trabalha contra o próprio Cristo; se os impede de viver a vida religiosa, os calunia, tenta intrometer-se na sua vida comunitária, trabalha para separá-los do seu esposo, o que o torna como aqueles que são a favor do divórcio, fazendo a obra do diabo. Às vezes, quando Deus permite estas ações: eles apenas fazem o trabalho de corvos carniceiros eliminando os falsos religiosos que, como se estivessem disfarçados, têm apenas a vestimenta exterior – aqueles que não são Esposas, mas viúvas de Cristo. “Viúvas mais que casadas; não uma esposa, mas uma adúltera de Cristo”, diz São Cipriano.

Pelo contrário, quem ajuda espiritual ou materialmente as irmãs religiosas ajuda a Cristo. E “quem der apenas um copo de água fria para beber a um destes pequeninos – em verdade vos digo que certamente não perderá a sua recompensa” (Mt 10,42). Tudo o que pudermos fazer pelos religiosos, o Divino Esposo receberá como se fosse feito a seu serviço.


Veremos apenas três pontos:


1. Devemos compreender a grandeza de uma ocupação tão elevada

Sim, as religiosas são Esposas de Cristo, como o próprio Cristo os chama com orgulho, porque assim é, Ele é o seu Esposo. Que o próprio Cristo tenha chamado uma pessoa específica para ser sua Esposa é uma graça tão grande e excelente, que por mais que ela pense que a compreende, ainda lhe falta o conhecimento da sua verdadeira grandeza.

Antes de o religioso nascer, antes de ser gerado, muito antes de o mundo ser criado – desde toda a eternidade Deus tinha escrito no seu seio todos aqueles que predestinou para serem suas Esposas. Seus jejuns, disciplinas e orações não mereciam isso, pois naquela época eles não existiam, mas somente Deus, que os escolheu e os chamou entre milhões de pessoas para serem suas Esposas, poderia ter merecido isso. Ele os separou do mundo e os libertou das ocupações do casamento para que todo o seu tempo fosse gasto amando o Doce Esposo.


2. O Esposo e sua esposa devem ser iguais

Assim como no casamento cristão o homem e a mulher deixam o pai e a mãe: “E os dois se tornarão uma só carne. Assim já não são dois, mas um” (Mc 10,8; Cf. Mt 19,5-6), portanto no casamento espiritual não deveria haver mais dois, mas apenas um. No mundo, quando duas pessoas querem se casar, as pessoas perguntam: eles são iguais? Eles são feitos um para o outro? E eles têm bons motivos para perguntar.

Por serem Esposas de Cristo, devem ter as Suas qualidades. Devem imitá-lo em tudo para se configurarem com Ele, assim como a esposa deve configurar-se com o marido; mas com razão ainda maior, pois ele é Jesus Cristo.

O Esposo deve ter as qualidades de um Cordeiro (Jo 1,29): manso, humilde, obediente, paciente. A Esposa deve ter as qualidades de uma pomba (Cântico dos Cânticos 2:14; 5,2; 6, 9; 1,15; 2,12), uma pomba sem amargura, humilde, paciente, simples. A religiosa raivosa, impaciente, irritada e rude, que é problemática e maquinadora, que fala muito e levianamente e é fofoqueira não tem as qualidades do marido, e não é uma boa esposa de Jesus Cristo. Uma religiosa é comparada a uma pomba porque o seu canto é um suspiro. Se ela é barulhenta e dissipada, não é uma boa esposa. “O canto e o riso da religiosa devem ser o choro pelo seu esposo Jesus Cristo. No coro, no jardim, na sala de jantar, na cela e em todo o lado, ela deve suspirar por Jesus Cristo, seu Esposo. Este deve ser o repertório dela e a música dela. E quando ela canta no coro com melodia ainda mais doce, o seu coração deve ansiar com profundos suspiros interiores pelo seu amado Esposo, cuja memória e desejos nunca devem abandonar o seu coração. Ela deve sonhar com eles enquanto dorme, e ele devem ser o primeiro pensamento a ser trazido à sua mente; o seu coração sempre se derrete com o Seu amor, e a sua mente ocupada apenas com o seu amado Esposo” (São João de Ávila).


Este é um projeto que pode cumprir uma vida inteira e encher completamente esses corações dos maiores sonhos e das mais magníficas esperanças! Jesus Cristo oferece isto às almas mais puras, às almas mais generosas, àquelas que arriscam tudo só por Ele! Vale a pena!


A religiosa deve tornar-se semelhante a Cristo, imitando toda a sua vida de obras, tristezas, pobreza, humildade e “um amor tão grande pelos esposos que por este amor derramou o seu sangue, para que por ele fizesse aquela que era feia linda. Ele morreu na cruz para lhe dar a vida, porque ela estava morta” (São João de Ávila).

Por isso o religioso deve ter sempre presente quem é o seu Esposo, quão grande é o seu amor e quanto Ele a ama. Que cônjuge houve no mundo que tirou sangue das veias para tornar seu cônjuge bonito? As religiosas têm um Esposo que, por amor a elas, rasgou-lhe as veias, abriu-lhe o lado, deixou furar-lhe as mãos e os pés, recebeu chicotadas e uma coroa de espinhos e morreu na cruz. É por isso que a verdadeira esposa deveria até derramar o seu sangue pelo seu Esposo Divino, se isso lhe for solicitado. Se o Esposo seguisse por esse caminho, aquela que não o seguisse seria uma má esposa. Além disso, a alegria da verdadeira Esposa é sofrer voluntariamente pelo seu amado Esposo. Nisto ela mostra o quanto O ama; e por isso não deveria procurar consolação na terra, nem conforto nas criaturas, para recebê-los do Esposo.


3. Apaixonar-se pelo Esposo

Com que propósito são escolhidas por Deus e levadas pela sua mão para entrar no convento? Alguns dirão: “Elas entraram para orar e jejuar, para serem obedientes e viverem na pobreza por Jesus Cristo”. É verdade que entraram no convento para isso, mas não só para isso. Esse nem é o principal motivo pelo qual entraram, e tem pouco ou nenhum valor sem o outro. Eles sabem por que mulheres jovens e não tão jovens entram no convento? Eles entram no convento para participar do que há de mais elevado na terra. O que? A ocupação mais alta de todas as ocupações. O que é isso? Apaixonar-se por seu Esposo Jesus Cristo.

Esta é a ocupação dos anjos; tudo o mais, o jejum, a disciplina, a abstinência, as vigílias, o coro, é mortificar a carne para não ser impedida de se relacionar com estes amores divinos e poder aproximar-se melhor destes amores divinos. Por isso entraram no convento: para serem Esposas de Cristo, para se apaixonarem pelo Esposo. Esta é a ocupação dos cônjuges.


Por isso o religioso só pode ser compreendido pelo que é e não pelo que faz.

Portanto, as nossas constituições lembram-nos que: “Um curto período de adoração verdadeira tem maior valor e mais fruto espiritual do que a atividade mais intensa, mesmo a nossa própria atividade apostólica”.

Quem poderia contar sobre os sussurros e conversas gentis e amorosos que deveriam ocorrer entre o Esposoe sua Esposa? Quem poderia contar sobre os doces abraços e presentes que se trocam entre esses dois amantes? Ou a doce música que a Esposa ouve da cruz do seu amado? Esta ocupação é deles, é-nos desconhecida; pertence a eles saber disso. E se há uma religiosa que não sabe disso, então ela não é uma verdadeira Esposa. Assim como Deus só deu aos israelitas o maná do céu quando acabou a farinha trazida do Egito, também o Doce Esposo não dará o maná da consolação até que tudo fique em Deus.


No mundo, as jovens muitas vezes se olham no espelho por vaidade. A religiosa também deve usar espelho, mas de forma diferente. O espelho é Jesus Cristo e sua Mãe, a Virgem Maria. Onde quer que uma religiosa vá, ela deve se olhar neste espelho. Se ela cuida dos doentes nos hospitais, se ela cuida das crianças deficientes em lares de misericórdia, se ela cuida dos idosos, se ela cuida dos pobres de todo tipo, se ela ensina nas escolas, se ela faz missões nas aldeias, se ela ajuda as mulheres grávidas, se conforta os moribundos, se está na cela, no coral, no refeitório – onde quer que vá e onde quer que esteja. Neste espelho devem olhar-se com atenção e ver se são mansos como Ele foi, se se amam, visto que Ele os ama tanto; em suma, se em tudo o que fazem andam em sintonia com o que Ele ensinou e fez; na obediência, na pureza, na fortaleza, no espírito de serviço e na oração… protegendo-se das aves de rapina que, disfarçadas de espiritualidade e misticismo, tentam entrar nos pombais, não para ajudar as pombas, mas para aproveitar o ninho alheio. Eles nunca devem esquecer o ensinamento do Senhor: “Sede astutos como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10:16).


O que Deus quer. Quando Deus quiser. Como Deus quer. Você vai deixá-lo de mãos vazias?



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page