top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

E Minha Boca anunciará o Seu Louvor - o privilégio de cantar o Ofício Divino





Todas as manhãs, cerca de trinta e cinco minutos após o toque do sino, a hebdomidariana da semana, ou seja, a Irmã designada para liderar o Ofício, canta o Invitatório: “Abri os meus lábios,ó Senhor”. Com vozes não totalmente “oleadas” para cantar, respondemos “E minha boca anunciará oseu louvor”. Assim começa mais um dia de louvor, unindo nossas vozes, nossos corações e mentes e nosso próprio ser com a eterna liturgia do céu. Não é apenas a irmã Mary Martin, ou a pequena irmã Mary Peter, ou a irmã Mary Elizabeth ou a irmã Angela louvando a Deus, mas todo o céu e a terra levantam sua voz em louvor enquanto o hebdomidarian pede a Deus a graça de louvá-lo dignamente. Uma irmã disse: “Quando o organista dá a nota para eu começar o ofício, percebo que apenas por um momento deixo os anjos esperando”!

Nossas Constituições dizem que somos “designados para a obra do louvor divino”, e o horário monástico (o horarium) é organizado em torno da celebração da Santa Missa e do Ofício Divino para que todo o dia seja santificado. Todo o resto, trabalho, lazer e até refeições são secundários. Quando uma Irmã, por motivo de doença, não pode vir ao Coro para o Ofício, ela sente muita falta. Nossas irmãs mais velhas são uma fonte de edificação para nossos membros mais novos, pois fazem o que às vezes é um esforço heróico para estar em todos os Ofícios, especialmente nas Laudes no início da manhã. Freqüentemente, isso significa que eles acordam ainda mais cedo do que o resto da comunidade para chegar ao Coro na hora.

Enquanto todos na Igreja são encorajados a rezar o Ofício Divino (e cada vez mais pessoas o são), Ela designa as monjas de clausura para serem as “oradoras” oficiais do povo de Deus. “Eles intercedem junto ao Pai das misericórdias pela Igreja universal, assim como pelas necessidades e salvação de todo o mundo” (Constituições). Este é um grande dom e responsabilidade. Embora traga grande alegria, nem sempre é fácil e somente pela graça de Deus somos capazes de ser fiéis. Às vezes estamos cansados ​​ou não conseguimos voltar a dormir depois de nossa hora de Adoração naquela noite ou estamos lidando com alergias e parece que não conseguimos emitir uma única nota! E às vezes parece que cantamos todos mal e monótonos e isso exige muita paciência de todos nós. Mas vale a pena porque a Liturgia é o que alimenta e nutre a nossa vida diária. “A minha alma louva ao Senhor; Louvarei ao Senhor todos os meus dias, cantarei ao meu Deus enquanto eu viver”! (Salmo 146)


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page