top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Confiar ou não Confiar, eis a questão!

Nós, seres humanos, somos tão lamentáveis, colocando toda a nossa confiança e esperança em outras pessoas quando essas pessoas podem facilmente nos decepcionar. Por que não temos tanta confiança em nosso Pai Celestial?


Hoje parece que vivemos no mundo do “eu”. Quem tem o melhor carro? Meu! Quem tem mais dinheiro? Meu! Quem tem o melhor emprego? Meu! Quem é o mais poderoso? Meu! Pare a loucura!! Como podemos pensar que somos minimamente poderosos? Quem criou o mundo? Quem criou seus olhos? Quem criou o sol, o céu, sua esposa, seu pai? Quem te deu a vida e quem pode tirá-la de novo? Não você, não eu, mas o Todo-Poderoso Governante do Céu e da Terra. Não somos nada e nada podemos fazer sem Ele!


Quantas vezes você já ouviu a frase: “Você pode confiar em mim”? E quantas vezes sua confiança foi abusada? Nós, seres humanos, somos tão lamentáveis, colocando toda a nossa confiança e esperança em outras pessoas quando essas pessoas podem facilmente nos decepcionar. Por que não temos tanta confiança em nosso Pai Celestial? Santa Teresa de Ávila diz: “Ele nunca falhará com você, Ele o ajudará em todos os seus problemas e você o encontrará em todos os lugares. Você acha que é uma coisa pequena ter um amigo assim ao seu lado?” Mas, no entanto, nós “sabemos melhor”; preferimos confiar na Srta. X, que já conhecemos há quase dois meses inteiros.


Quanta confiança depositamos em nós mesmos. Achamos que não precisamos de ajuda, nem do homem nem de Deus. Nossa opinião exaltada sobre nós mesmos nos leva a acreditar que só nós somos capazes de realizar tudo e, claro, esse pensamento vem de nosso velho amigo Sr. Orgulho. Mas, infelizmente, no final, o que o orgulhoso pode mostrar por sua vida? Ele acaba não sabendo nada sobre a verdadeira paz e felicidade. São Tomás de Aquino diz: “O objeto da esperança é a felicidade eterna”.


Clara“O objeto da esperança é a felicidade eterna.” Não podemos considerar a nós mesmos ou a outros seres humanos como a causa primária da verdadeira felicidade. São Tomás continua: “A esperança considera a felicidade eterna como seu fim último e a assistência divina como a primeira causa que conduz à felicidade”. Portanto, é tendo verdadeira esperança e confiança em Deus e não em nós mesmos que estaremos verdadeiramente contentes.


Quando falo de confiança, é preciso enfatizar que essa confiança e esperança em Deus deve se refletir em nossas ações. Há pessoas que têm uma confiança excessiva – ou melhor, uma confiança equivocada – em Nosso Senhor. Como eu por exemplo. Em um estágio da minha vida, eu costumava pensar: “E daí se eu ficar bêbado e ofender outras pessoas com minhas palavras e ações! Deus é bom, Ele vai me perdoar, sem problemas, e minha passagem para o Céu ainda está segura.” Agora eu rio dessa afirmação! As pessoas que têm esse tipo de confiança em Deus pensam que podem fazer o que quiserem e, como Deus é tão bom e misericordioso, Ele os perdoará por tudo e os deixará viver do jeito que quiserem. Eles acreditam em perdão sem arrependimento e glória sem mérito. Mas não podemos esperar obter o tesouro do Céu sem merecê-lo com nossas ações.


Olhemos para nossos bons amigos, os santos, que sabiamente depositaram toda a sua confiança nEle. Santo Afonso disse: “Aquele que confia em si mesmo está perdido. Aquele que confia em Deus tudo pode”. E como ele está certo! Ele, o Redentor, o Salvador, o Crucificado, Jesus Cristo, nosso Amigo, nosso Irmão, nosso Pai, é o nosso firme apoio em todos os momentos, em qualquer idade e em qualquer situação. Ele deseja que “não descansemos em nada além de Sua infinita bondade. Não esperemos nada a não ser Dele e coloquemos nossa confiança e confiança somente Nele”.


 

O artigo, publicado pela primeira vez na revista Home of the Mother durante o verão de 2002, foi escrito pela própria jovem Clare Crockett apenas um ano depois de entrar como candidata com as Irmãs Servas. No artigo, Clara reflete sobre a confiança em Deus e a verdadeira esperança. Ela mesma tantas vezes depositou sua confiança em outras pessoas e sobretudo em si mesma, e experimentou em sua própria vida que tudo isso falhou com ela - só Deus pode nos sustentar verdadeiramente em todos os momentos. Por isso, Clara quis compartilhar neste artigo o que ela viveu, a fim de ajudar outras pessoas a encontrar seu apoio e força somente em Deus.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page