top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

Como é realmente ser esposa de Jesus?



Real. Muito real Eu sou uma freira. Tecnicamente sou uma irmã religiosa, porque "freira" se refere a contemplativas enclausuradas, mas isso não importa. Também respondemos quando nos chamam de "freira", porque é um termo da linguagem comum e rima com muitas palavras. Em inglês, "nun"(freira) rima com "fun", que significa diversão. Como é ser casada com Jesus? Real. Muito real. Não é poesia. Não é uma metáfora. Não é uma ficção. Você acha que eu desistiria da minha vida para brincar de princesa imaginária? Não em sua vida. Madre Teresa disse uma vez: "Se você for chamado, você saberá e não poderá explicar a ninguém". As freiras costumam ser chamadas de “noivas de Cristo”, que é quem somos, mas depois de todos esses anos também me sinto como Sua esposa, Sua antiga esposa, não apenas Sua nova noiva. Como pode ser? Não olhe para mim. Quando eu tinha nove anos, planejava morar em uma fazenda em New Hampshire com meu marido, dez filhos e um cão pastor (eu queria meninos porque achava que eles não eram criados adequadamente na época). Aos 15 anos queria ser ornitóloga (especializada em aves de rapina) e viver na natureza (um marido era bem-vindo se aguentasse essa vida). Mas então Jesus veio e se ofereceu a mim.

DEUS PROPÕE A princípio, não parecia uma proposta. Parecia um convite muito sério e urgente para ser serva de Deus, Sua serva, Sua abelhinha operária (você sabe que as abelhas operárias são todas fêmeas, né? São poucos machos em cada colméia). Lutei com Ele por dois anos e depois desisti. Por que eu disse sim? Ficava cada vez mais evidente que eu não sabia mais como me fazer feliz. Antes de conhecer a Deus, eu tinha hobbies e atividades das quais gostava muito. Na verdade, eu estava fazendo tudo intensamente. Quando comecei a buscar o sentido da vida (intensamente), todas as minhas alegrias começaram a se confundir porque elas pareciam sem sentido se não houvesse um propósito final para tudo. Então eu conheci Deus, e todos os meus amores voltaram para mim, mas de uma nova maneira. Desde que conheci Deus, não consigo aproveitar minhas coisas favoritas da mesma maneira. Antes de conhecer a Deus, eles significavam TUDO para mim. Eles eram TUDO o que eu tinha, mas agora não eram mais fins em si mesmos, mas atividades agradáveis ​​em uma jornada para um Destino mais elevado. Deus estava reorganizando minhas prioridades e minha vida. Eu estava tentando desesperadamente me fazer feliz de todas as maneiras usuais, mas Deus não desiste tão facilmente. Eu sabia que era livre para responder "sim" ou "não", mas a certa altura percebi que a minha vida estava a tornar-se como a agonia do Getsémani (durante a qual Jesus rezou ao Pai dizendo: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice!"). Até Jesus lutou para fazer o que sabia ser a vontade de Deus! Pedi a Deus o “copo” da minha vocação para ser freira me deixar. Orei e disse: “Querido Deus, é muuuuito bom conhecê-lo agora! Estou tão feliz por você estar na minha vida, mas eu realmente gostaria de voltar aos meus planos para a minha vida. Eu tenho planos, lembra? Os animais, os pássaros? E a coisa da freira? Estou lisonjeado, de verdade. Obrigado, mas não, obrigado. Amém". O fato de eu sentir DUAS vontades brigando significava que eu não estava inventando. Se fosse minha ideia doentia “O que eu estava pensando?!”, Eu simplesmente a teria silenciado e ignorado, indo em outra direção, deixando-a para trás. Mas a ideia não foi minha. PLANTAR DEUS Plantar Deus também não é tão fácil. Lembro-me muito bem da noite em que decidi que tinha acabado com a ideia de ser freira. Decidi tirar esse pensamento da cabeça e seguir em frente com minha vida. Afinal, eu estava livre, certo? Deus nunca nos obriga a fazer nada, não é? Lembro-me exatamente do que estava vestindo. Saí para o cinema, tudo pronto para uma noite eufórica de total descaso com aquela ideia maluca. Voltei para casa muito triste (não por causa do filme, que estava lindo). Todo o meu ser parecia fora de sincronia. Eu sabia que nunca seria quem eu deveria ser, nunca progrediria, nunca experimentaria uma alegria profunda se não me entregasse completamente a Ele. Ajoelhei-me ao lado da cama e disse SIM. Após cerca de duas semanas, eu caí facilmente em Sua vontade para mim. Agora Sua vontade era a minha também. “MAS DEUS PODE REALMENTE SER SUFICIENTE ?” Deus é realmente suficiente? Deus pode realmente satisfazer? Eu só quero inverter essas questões. Como poderia Deus NÃO ser suficiente? Como Deus NÃO poderia satisfazer? Ele é o nosso Criador. Ele criou todas as coisas. É amor. É a FONTE de toda a vida e amor. “Teu cônjuge é o teu criador” (Isaías 54:5). Ele é antes de todas as coisas e todas elas existem nele. Somos REAIS apenas porque Ele é real e nos sustenta na existência. “Ele é antes de todas as coisas, e todas subsistem nele” (Colossenses 1:17). Ele é um Deus pessoal que se fez homem por nós e deu a vida por nós porque nos ama e agora tem um rosto humano para sempre. A vida é curta. Viemos de Deus e voltaremos para Ele. Qual era a pergunta? O QUE OS CASAIS PODEM APRENDER COM MEU CASAMENTO? O que os casados ​​podem aprender com meu casamento? A mesma coisa que posso aprender com seu casamento: como é o amor esponsal de Deus.Nossas vocações complementares são dois lados da mesma moeda. Devemos ser uma sociedade de admiração mútua. Na verdade, os maiores fãs das freiras são os casais jovens, que ficam muito entusiasmados quando nos veem porque querem que os seus filhos conheçam uma freira (e esperam que as suas filhas um dia considerem uma vocação religiosa). Quando você vê uma freira, deve pensar: “Aqui está ela. Uma das criaturas especiais, escolhida por Deus. Ele não me escolheu, mas ele a escolheu. Soluço. É tão único. Ela deve ter sido tão boa e santa para ser escolhida por Ele. E não por mim. Soluço"??? Obviamente não! Aqui está o que você deve pensar quando vir uma freira: “Deus é o Noivo de toda alma, o Noivo da minha alma. Cada vez que vejo uma freira, lembro-me desta verdade! É tão importante lembrar que Deus está tão perto de nós, tão real, que chamamos alguns para serem só Dele. Deus pode nos bastar, realmente suprir nossas necessidades e nos fazer felizes. Podemos confiar-lhe toda a nossa vida. Ah, e esta freira me lembra que não é só isso – estamos todos indo para a festa de casamento no céu!” VOCÊ PODE TER O QUE EU TENHO Você também pode ter o que eu tenho. Realmente? Sim, você também pode ter Jesus! Jesus é tudo que alguém precisa. “Da sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça” (João 1:16). O Concílio Vaticano II desmentiu o mito de que a santidade e a intimidade com Jesus são prerrogativas apenas de padres, freiras, falando de um "chamado universal à santidade". Na verdade, o casamento é o caminho comum para a santidade! É por isso que a maioria das pessoas tem o casamento como vocação e é por isso que é um sacramento. O casamento não é um chamado por PADRÃO. O casamento torna você santo.

O CASAMENTO ONDE O NOIVO É PERFEITO Ser casado com a pessoa perfeita é uma coisa épica. Ele perdoa, compreende, emociona, é um bom ouvinte, onisciente, onipresente, conforta e desafia ao mesmo tempo, é infinitamente terno, sábio, me diverte, me faz rir, me faz crescer, me faz frutificar. É uma verdadeira relação de vaivém, de dar e receber. Mas toda vez que brigamos, apenas um de nós fica com raiva e apenas um de nós está errado. Jesus me conquista. Ele nunca me trai e nunca vai embora. NÃO, REALMENTE. COMO POSSO TER O QUE VOCÊ TEM?” “Eu REALMENTE não posso ter o mesmo relacionamento incrível que você tem com Jesus, posso irmã?” Sim como? Oração. Ore, ore, ore. Jesus recordou a «necessidade de rezar sempre sem se cansar» (Lc 18, 1). Se todos temos que "orar sempre", isso deve significar que a oração é tão fácil e natural quanto respirar, certo? Certamente existem orações esplêndidas, mais "formais" e de memória que podemos recitar: o rosário, o Terço da Divina Misericórdia, as novenas, a liturgia das Horas, a lectio divina (a Missa é a penúltima oração porque é Jesus quem se oferece ao Pai para nós)… Acima de tudo, porém, devemos nos comunicar com Deus de maneira constante e orgânica ao longo do dia. Nunca podemos parar de pensar, sentir e querer, então abra todos os seus pensamentos e sentimentos e vontade para Ele e Ele fará parte de cada segundo da sua vida – mesmo quando você tiver que se concentrar em outra coisa e “esquecê-lo”. um tempo'. Você nem precisa usar palavras. Permita que seu coração converse com Ele em Sua linguagem. Ele está lá para você. Está do seu lado. Você ainda tem alguns problemas com a oração? Fale com Jesus sobre isso. Tudo o que faz a oração parecer difícil não é de Deus. Qualquer um pode estar tão perto de Deus quanto os maiores místicos e contemplativos, pois é isso que Deus também almeja. Ir. Helena Burns, FSP

fontes:Pinterest,https://it.aleteia.org/2015/02/02/come-realmente-essere-sposate-con-gesu/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page