top of page
Foto do escritorMaria Eduarda Oliveira Pires

A roupa de uma freira

A roupa de uma freira é chamada de "hábito religioso" ou "hábito" para abreviar. Estar vestido com o hábito Passionista é um símbolo da transformação interior que ocorre ao longo da vida de uma Monja Passionista.



Montagem do Hábito Matinal O santo hábito é uma parte apreciada de nossa vida monástica passionista. Todos os dias, quando o sino das 4h30 nos desperta de nossas camas, vestimos esta veste da Paixão, dada a São Paulo da Cruz e seus filhos espirituais como uma maneira muito tangível de vivermos nossa lembrança amorosa de nosso Esposo Crucificado.

Vestir-se todas as manhãs com o hábito é uma oração e uma renovação do nosso compromisso com a vida passionista (ainda que semiconsciente para alguns de nós que têm dificuldade em acordar!). Achamos que você gostaria de dar uma olhada neste pequeno ritual que começa cada dia Passionista.

As orações citadas abaixo não são oficiais, mas foram compostas há alguns anos por um noviço, com base nos textos da cerimônia de vestimenta passionista, e muitos de nós as rezamos ao vestir cada peça de nosso santo hábito.




colocando o hábito: Ó Jesus Crucificado, ajudai-me a unir-me a vós que vos humilhastes e fizestes a condição de escravo, tornando-me obediente até à morte de Cruz. Que esta sagrada veste da Paixão me ajude a lembrar-me de vós com amor e a anunciá-lo com todo o meu coração, palavras e atos.



Cingindo-se com o Cinto e o Rosário: Meu Esposo sofredora, assim como foste amarrado por correntes e cordas em tua paixão, que eu esteja ligado a ti pelos laços do amor. Minha Mãe Dolorosa, que eu esteja sempre convosco aos pés da Cruz.




Colocando o Véu: Querida Santa [padroeira pessoal], ensina-me a ser uma noiva pura e fiel de Cristo Crucificado. Que eu me torne cada dia mais dócil à minha formação passionista, para que um dia eu possa me consagrar a Ele para sempre. ou (depois da profissão) Querida Santa [padroeira pessoal], ensina-me a ser uma noiva pura e fiel de Cristo Crucificado. Que eu me torne cada vez mais dócil ao meu Esposo, enquanto vivo meus votos na vida Passionista diária.



Afivelando as sandálias: Santo Padre Paulo da Cruz, ajuda-me a seguir os passos do meu Amado até o Calvário. Que eu morra misticamente Nele, para que eu possa viver Nele para sempre.














fonte:https://www.passionistnuns.org/blog/2016/03/07/the-clothing-of-a-nun












3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page